RELEITURA DA 'ALEGORIA DA CAVERNA', DE PLATÃO

Autores

  • Luciano Magalhães Alves Escola Estadual Joaquim Murtinho / Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v13i30.57925

Palavras-chave:

Filosofia. Prática Pedagógica. Alegoria da Caverna. Platão. Inteligência Artificial.

Resumo

A atividade desenvolvida com a turma do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Joaquim Murtinho (EEJM), localizada em Campo Grande, no estado de Mato Grosso do Sul, sob a orientação do professor Luciano Magalhães Alves, consistiu na leitura, análise e interpretação filosófica da Alegoria da Caverna, presente no livro VII de A República, de Platão. Em um segundo momento, o corpo de estudantes foi introduzido aos comentários de Martin Heidegger na obra Ser e Verdade, com ênfase em sua leitura ontológica da alegoria como expressão do processo de desvelamento do ser (alétheia).

Downloads

Biografia do Autor

Luciano Magalhães Alves, Escola Estadual Joaquim Murtinho / Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestre em Filosofia, Prof-filo UFMS, Especialista em Fundamentos Filosóficos da Educação ( UFMS).Possui graduação em Filosofia pela Universidade Católica Dom Bosco (1995). Atualmente é professor de Filosofia vinculado À Secretaria de Estado de Educação do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. 

Referências

.

Downloads

Publicado

31-03-2025

Como Citar

Magalhães Alves, L. (2025). RELEITURA DA ’ALEGORIA DA CAVERNA’, DE PLATÃO. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 13(30), 328–347. https://doi.org/10.26512/pl.v13i30.57925

Edição

Seção

Práticas Pedagógicas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)