EDITORIAL

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v13i29.57147

Keywords:

Editorial. Pólemos. Philosophy.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Aline Matos da Rocha, Universidade de Brasília

Doutora em Metafísica pela Universidade de Brasília - UnB, na linha de pesquisa Ontologias Contemporâneas (2023), com tese de doutorado vencedora do Prêmio CAPES de Tese como a melhor tese na área de Filosofia, no ano de 2024. Mestra em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás - UFG, na linha de pesquisa Ética e Filosofia Política (2018). Especialista em Ensino de Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel (2024). Graduada em Filosofia com habilitação em licenciatura e bacharel pela Universidade de Brasília - UnB (2014/2015). Licenciada em Sociologia pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER (2023). Atualmente é Pós-Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Metafísica da UnB, com Bolsa Prêmio Capes de Tese (Edital n. 04/2024) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Desde a graduação, desenvolve pesquisas articulando conhecimentos das áreas de Filosofia, Filosofia Africana. Dentre os temas de investigação acadêmica, se interessa por Ensino de Filosofia; Filosofia Africana; Metafísica; Ontologias Contemporâneas; Ética e Filosofia Política; Filosofia da Educação; Educação das Relações Étnico-Raciais; Sociologia do Conhecimento; As interseções entre Raça, Gênero e Classe em interfaces com a Filosofia e Sociologia. Tem experiência no Ensino de Filosofia e se interessa pela relação entre Didática e o Ensino de Filosofia, a formação pedagógica de docentes de Filosofia, as recíprocas relações entre ensino-aprendizagem, e a importância da educação no processo de emancipação. Integra o Núcleo de Estudos de Filosofia Africana "Exu do Absurdo" da Universidade de Brasília (NEFA/UnB) na linha de pesquisa Filosofia Africana e Educação, e também integra o GT de Filosofia e Raça da Anpof (Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia). Em suma, é uma professora que assume o ensinar-aprender filosofia/filosofar, especialmente com outras formas de filosofia(s), a não ser as ocidentais, como temáticas das suas investigações filosóficas.

References

.

Published

2025-02-28

How to Cite

Matos da Rocha, A. (2025). EDITORIAL. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 13(29), 08–11. https://doi.org/10.26512/pl.v13i29.57147

Issue

Section

Editorial