O BIG-DATA, A BOLHA DOS FILTROS E O NEOPOPULISMO ALGORÍTMICO
da tecnopolítica à tecnofilosofia como análise da produção da verdade
DOI:
https://doi.org/10.26512/pl.v13i30.55505Palavras-chave:
Big-Data. Bolha dos filtros. Populismo algorítmico. Tecnofilosofia. Produção da verdade.Resumo
Este trabalho pretende argumentar que a reflexão sobre a produção da verdade demanda uma reflexão sobre o cruzamento entre temas outrora exclusivamente políticos e temas outrora exclusivamente filosóficos. Ao chamarmos este cruzamento de tecnofilosofia, desdobraremos uma análise das formas de produção da verdade a partir de três noções de suma importância para o debate contemporâneo: o Big-Data, a da bolha dos filtros e a formação dos novos populismos que, aqui, chamamos de populismo algorítmico. Iniciamos pela análise acerca dos processos de datificação do ponto de vista do volume, variedade, valor, velocidade e relação com a verdade. Desenvolvemos nossa problemática a partir da análise da bolha dos filtros como uma forma de endereçamento personalizado dos conteúdos, informações e narrativas produzidas. Por fim, argumentamos que a criação de universos personalizados tem funcionado como mola propulsora para os novos populismos que, por decorrerem fortemente da filtragem algorítmica, denominamos de populismo algorítmico.
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