O CORPO BLINDADO E A IMAGEM-CORPO

uma convergência entre dois estudos sobre Walter Benjamin

Autori

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v12i27.51403

Parole chiave:

Corpo. Fascismo. Estética. Política. Walter Benjamin.

Abstract

Esse artigo parte de um ponto de encontro entre dois conceitos antagônicos da obra de Walter Benjamin, identificado a partir de duas análises diferentes do autor. O primeiro texto é um artigo da filósofa americana Susan Buck-Morss, no qual a autora parte de dois textos de Benjamin para defender que a estetização da política, própria do fascismo, se apoia em uma anestesia sensorial do corpo; o segundo texto é o capítulo de um livro da teórica feminista Sigrid Weigel, em que encontramos, no estudo de um terceiro texto de Benjamin, a defesa de que a politização da arte, conceito oposto àquele do fascismo, passa por uma interpenetração entre o corpo e as tecnologias da época industrial. No interior das análises abordadas, foi possível observar uma centralidade, nos conceitos opostos de politização da arte e estetização da política, dada ao tema do corpo mecânico como solução política.

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Biografia autore

Pedro Pinho, Universidade de Brasília

Graduando em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UnB). Integrante dos grupos Filosofia de Ética e Filosofia Política (UnB) e Laboratório de Estudos da Insurreição: sexualidade e violência (UnB). 

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Pubblicato

2024-04-30

Come citare

Pinho, P. (2024). O CORPO BLINDADO E A IMAGEM-CORPO: uma convergência entre dois estudos sobre Walter Benjamin. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 12(27), 221–248. https://doi.org/10.26512/pl.v12i27.51403

Fascicolo

Sezione

Artigos