O CORPO BLINDADO E A IMAGEM-CORPO
uma convergência entre dois estudos sobre Walter Benjamin
DOI:
https://doi.org/10.26512/pl.v12i27.51403Palavras-chave:
Corpo. Fascismo. Estética. Política. Walter Benjamin.Resumo
Esse artigo parte de um ponto de encontro entre dois conceitos antagônicos da obra de Walter Benjamin, identificado a partir de duas análises diferentes do autor. O primeiro texto é um artigo da filósofa americana Susan Buck-Morss, no qual a autora parte de dois textos de Benjamin para defender que a estetização da política, própria do fascismo, se apoia em uma anestesia sensorial do corpo; o segundo texto é o capítulo de um livro da teórica feminista Sigrid Weigel, em que encontramos, no estudo de um terceiro texto de Benjamin, a defesa de que a politização da arte, conceito oposto àquele do fascismo, passa por uma interpenetração entre o corpo e as tecnologias da época industrial. No interior das análises abordadas, foi possível observar uma centralidade, nos conceitos opostos de politização da arte e estetização da política, dada ao tema do corpo mecânico como solução política.
Downloads
Referências
escolhidos / Walter Benjamin, Max Horkheimer, Theodor W. Adorno, Jürgen Habermas - Coleção Os Pensadores. Tradução: José Lino Grünnewald. São Paulo: Abril Cultural, 1975.
BENJAMIN, W. O surrealismo: o último instantâneo da inteligência européia. Em: Magia e técnica: arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução: Sergio Paulo Rouanet. 3. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987.
BENJAMIN, W. A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica. Tradução: Francisco de Ambrosis Pinheiro Machado. 1. ed. Porto Alegre: Zouk, 2012.
BENJAMIN, W. Sobre alguns motivos na obra de Baudelaire. Em: Baudelaire e a modernidade. Tradução: João Barrento. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.
BUCK-MORSS, S. Estética e anestética: uma reconsideração de A obra de arte de Walter Benjamin. Em: Benjamin e a obra de arte: técnica, imagem, percepção. Tradução: Marijane Lisboa; Tradução: Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
FOSTER, H. Armor Fou. October, v. 56, p. 65–97, 1991.
WEIGEL, S. Body- and image-space: traces through Benjamin’s writings. Em: Body- and image-space: re-reading Walter Benjamin. London: Routledge, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 PÓLEMOS – Revista de Estudantes de Filosofia da Universidade de Brasília
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Todos os trabalhos que forem aceitos para publicação, após o devido processo avaliativo, serão publicados sob uma licença Creative Commons, na modalidade Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International Public License (CC BY-NC-ND 4.0). Esta licença permite que qualquer pessoa copie e distribua a obra total e derivadas criadas a partir dela, desde que seja dado crédito (atribuição) ao autor / Ã autora / aos autores / às autoras.