O CORPO BLINDADO E A IMAGEM-CORPO

uma convergência entre dois estudos sobre Walter Benjamin

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v12i27.51403

Palavras-chave:

Corpo. Fascismo. Estética. Política. Walter Benjamin.

Resumo

Esse artigo parte de um ponto de encontro entre dois conceitos antagônicos da obra de Walter Benjamin, identificado a partir de duas análises diferentes do autor. O primeiro texto é um artigo da filósofa americana Susan Buck-Morss, no qual a autora parte de dois textos de Benjamin para defender que a estetização da política, própria do fascismo, se apoia em uma anestesia sensorial do corpo; o segundo texto é o capítulo de um livro da teórica feminista Sigrid Weigel, em que encontramos, no estudo de um terceiro texto de Benjamin, a defesa de que a politização da arte, conceito oposto àquele do fascismo, passa por uma interpenetração entre o corpo e as tecnologias da época industrial. No interior das análises abordadas, foi possível observar uma centralidade, nos conceitos opostos de politização da arte e estetização da política, dada ao tema do corpo mecânico como solução política.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Pinho, Universidade de Brasília

Graduando em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UnB). Integrante dos grupos Filosofia de Ética e Filosofia Política (UnB) e Laboratório de Estudos da Insurreição: sexualidade e violência (UnB). 

Referências

escolhidos / Walter Benjamin, Max Horkheimer, Theodor W. Adorno, Jürgen Habermas - Coleção Os Pensadores. Tradução: José Lino Grünnewald. São Paulo: Abril Cultural, 1975.

BENJAMIN, W. O surrealismo: o último instantâneo da inteligência européia. Em: Magia e técnica: arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução: Sergio Paulo Rouanet. 3. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987.

BENJAMIN, W. A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica. Tradução: Francisco de Ambrosis Pinheiro Machado. 1. ed. Porto Alegre: Zouk, 2012.

BENJAMIN, W. Sobre alguns motivos na obra de Baudelaire. Em: Baudelaire e a modernidade. Tradução: João Barrento. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.

BUCK-MORSS, S. Estética e anestética: uma reconsideração de A obra de arte de Walter Benjamin. Em: Benjamin e a obra de arte: técnica, imagem, percepção. Tradução: Marijane Lisboa; Tradução: Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

FOSTER, H. Armor Fou. October, v. 56, p. 65–97, 1991.

WEIGEL, S. Body- and image-space: traces through Benjamin’s writings. Em: Body- and image-space: re-reading Walter Benjamin. London: Routledge, 1996.

Downloads

Publicado

30-04-2024

Como Citar

Pinho, P. (2024). O CORPO BLINDADO E A IMAGEM-CORPO: uma convergência entre dois estudos sobre Walter Benjamin. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 12(27), 221–248. https://doi.org/10.26512/pl.v12i27.51403

Edição

Seção

Artigos