ANÁLISE E DISTINÇÃO

o princípio da composicionalidade e o princípio do contexto no logicismo de Frege

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v12i26.51006

Palavras-chave:

Frege. Princípio do contexto. Princípio da composicionalidade.

Resumo

Este artigo tem como objetivo destacar a diferença fundamental entre dois princípios essenciais no logicismo de Frege. À primeira vista, o princípio da composicionalidade parece ter ocupado o lugar do princípio do contexto no projeto de Frege. No entanto, nossa intenção é demonstrar que esses dois princípios residem em domínios distintos da lógica e da filosofia, apesar de estarem conectados a um mesmo projeto. Para atingir esse objetivo, inicialmente, realizaremos uma análise das obras "Die Grundlagen der Arithmetik" e "Über Sinn und Bedeutung". Em seguida, exploraremos a proposta de formalização do princípio da composicionalidade apresentada por Lehmann. Por fim, investigaremos se Frege, de fato, abandonou o princípio do contexto e discutiremos a conciliação entre esses dois princípios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Miguel Ângelo Oliveira Martins, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Graduado em Filosofia na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Interesse nas áreas de Filosofia da Linguagem, Filosofia da Ciência e Lógica. Estudando as obras de Carnap.

Referências

BAR-ELLI, Gillead. Frege's Context Principle. In: Philosophia, v. 25, April 1997.

DUMMETT, M. Truth and other Enigmas. 6th printing, 1996. London: Duckworth, 1978.

DUMMETT, M. The Interpretation of Frege’s Philosophy. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1981.

LEHMANN, S. Strict Fregean Free Logic. In: Journal of Philosophical Logic, v. 23, n. 3, p. 307–336, 1994.

FREGE, Friedrich L. Gottlob. Conceitografia: uma linguagem formular do pensamento puro decalcada sobre a aritmética. 1. ed. Introdução, tradução e notas de Paulo Alcoforado, Alessandro Duarte e Guilherme Wyllie. Seropédica, RJ: PPGFIL-UFRRJ, 2018.

FREGE, Friedrich L. Gottlob. Os Fundamentos da Aritmética: uma investigação lógico-matemática sobre o conceito de número. In: Peirce e Frege: Col. Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1974.

FREGE, Friedrich L. Gottlob. Sobre a Justificação Científica de uma Conceitografia. In: Lógica e Filosofia da Linguagem. 2. ed. revista e ampliada. Seleção e tradução de Paulo Alcoforado. São Paulo: EDUSP, 2009a.

FREGE, Friedrich L. Gottlob. Sentido e Referência. In: Lógica e Filosofia da Linguagem. 2. ed. revista e ampliada. Seleção e tradução de Paulo Alcoforado. São Paulo: EDUSP, 2009b.

FREGE, Friedrich L. Gottlob. Basic Laws of Arithmetic. United Kingdom: Oxford University Press, 2016.

SZABÓ, ZOLTÁN GENDLER. Compositionality (Stanford Encyclopedia of Philosophy). Stanford.edu. Disponível em: https://plato.stanford.edu/entries/compositionality/#Clar. Acesso em: 20 nov. 2022.

RESNIK, M. The Context Principle in Frege’s Philosophy. In: Philosophy and Phenomenological Research, v. 27, p. 356–365, 1967.

Downloads

Publicado

30-12-2023

Como Citar

Oliveira Martins, M. Ângelo. (2023). ANÁLISE E DISTINÇÃO: o princípio da composicionalidade e o princípio do contexto no logicismo de Frege. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 12(26), 11–32. https://doi.org/10.26512/pl.v12i26.51006

Edição

Seção

Artigos