MÚSICA PARA NÃO SER OUVIDA
audição distraída a partir de Theodor Adorno
DOI:
https://doi.org/10.26512/pl.v12i26.48605Palavras-chave:
Theodor Adorno. Walter Benjamin. Audição distraída. Música popular. Música de fundo.Resumo
O presente ensaio tem como objetivo analisar a forma como Theodor Adorno trata do modo de recepção distraído das obras musicais. Partindo da distinção que Walter Benjamin faz entre recepção concentrada e recepção distraída da obra de arte, busca-se analisar por que para Adorno uma audição distraída não seria capaz de apreender a totalidade da obra musical. Em seguida, se investigará como a música popular condiciona a uma recepção distraída e por que a situação atual impede que o indivíduo se empenhe em uma audição concentrada. Por final, se examinará um fenômeno pouco presente na obra adorniana, a saber, a música de fundo. A ideia defendida aqui é que a música, quando cumpre a função social de servir de fundo, exige um tipo de distração mais profundo que aquele induzido pela música popular, gerando uma música que, em última medida, não é feita para ser ouvida.
Downloads
Referências
ADORNO, Theodor W. Música ligeira. In: Introdução à sociologia da música: doze preleções teóricas. 2ª ed. São Paulo: Editora Unesp, 2017, pp. 85-111.
ADORNO, Theodor W. Music in the background. In: Essays on Music. University of California Press, 2002, pp. 506-510.
ADORNO, Theodor W. Sobre música popular. In: COHN, Gabriel (org.). Theodor W. Adorno (Coleção grandes cientistas sociais). São Paulo: Ática, 1986, pp. 115-146.
ADORNO, Theodor W. Sobre o caráter fetichista na música e a regressão da audição. In: Indústria Cultural. São Paulo: Editora Unesp, 2020, pp. 53-101.
ADORNO, Theodor W. Tempo Livre. In: Palavras e sinais: modelos críticos 2. Petrópolis: Vozes, 1995, pp. 70-82.
ADORNO, Theodor W. Teoria estética. Lisboa: Edições 70, 2011.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: Obras escolhidas I: magia e técnica, arte e política. Brasiliense, 1994, pp. 165-196.
DAMIÃO, Carla Milani. Os modos de recepção estética no ensaio sobre a Obra de arte de Walter Benjamin. In: DUARTE, Rodrigo; FIGUEIREDO, Virgínia (org.). As luzes da arte. Belo Horizonte: Opera Prima, 1999, pp. 521-536.
FREITAS, Verlaine. Fetichismo e regressão musicais em Theodor Adorno. Revista Pensando, v. 8, n. 16, 2017, pp. 80-106.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Atenção e dispersão: elementos para uma discussão sobre arte contemporânea entre Benjamin e Adorno. In: DUARTE, Rodrigo. et al. Theoria Aesthetica. Porto Alegre: Escritos, 2005, pp. 253-266.
HANSEN, Miriam Bratu. Cinema and experience: Siegfried Kracauer, Walter Benjamin, and Theodor W. Adorno. Berkeley: University of California Press, 2012.
KRACAUER, Siegfried. Culto da Distração. In: O Ornamento da Massa: ensaios. São Paulo: Cosac Naify, 2009, pp. 343-348.
LEPPERT, Richard. Music "pushed to the edge of existence" (Adorno, listening, and the question of hope). Cultural Critique, n. 60, 2005, pp. 92-133.
SUBOTNIK, Rose Rosengard. Toward a deconstruction of structural listening: a critique of Schoenberg, Adorno, and Stravinsky. In: Deconstructive variations: music and reason in western society. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1996, pp. 148-176.
SZENDY, Peter. Listen: a history of our ears. New York: Fordham University Press, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 PÓLEMOS – Revista de Estudantes de Filosofia da Universidade de Brasília
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Todos os trabalhos que forem aceitos para publicação, após o devido processo avaliativo, serão publicados sob uma licença Creative Commons, na modalidade Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International Public License (CC BY-NC-ND 4.0). Esta licença permite que qualquer pessoa copie e distribua a obra total e derivadas criadas a partir dela, desde que seja dado crédito (atribuição) ao autor / Ã autora / aos autores / às autoras.