A BILDUNG COMO UMA TENDÊNCIA NA FILOSOFIA DE HEGEL COM CONSIDERAÇÃO ESPECIAL AO PROJETO PEDAGÓGICO DE NUREMBERGUE

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DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v12i25.46201

Palavras-chave:

Hegel. Pedagogia. Bildung. Educação.

Resumo

O artigo pretende ligar a atuação prática de Hegel como diretor do Ginásio Egidiano (1808-1816) e sua formulação da Propedêutica para o ensino de filosofia ao tema filosófico da Bildung, que é desenvolvido em diversos momentos de sua obra, nem sempre no contexto educacional. Para tal, o sentido da Bildung será analisado no contexto da filosofia alemã clássica e da Revolução Francesa, e o trabalho pedagógico de Nurembergue será pensado à luz de outros textos hegelianos, particularmente a Fenomenologia do Espírito, o Fragment über das Wesen der Liebe e o Wer denkt abstrakt.

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Biografia do Autor

Nina Auras, Universidade de São Paulo

Formada em filosofia pela Universidade de São Paulo com ênfase em filosofia alemã clássica e filosofia da linguagem.

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Publicado

24-12-2023

Como Citar

Auras, N. (2023). A BILDUNG COMO UMA TENDÊNCIA NA FILOSOFIA DE HEGEL COM CONSIDERAÇÃO ESPECIAL AO PROJETO PEDAGÓGICO DE NUREMBERGUE. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 12(25), 165–190. https://doi.org/10.26512/pl.v12i25.46201

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Artigos