A BÊNÇÃO DO SAMBA
Ensaio sobre o "Samba da benção" (1967) e sua resistência à estandardização adorniana
DOI:
https://doi.org/10.26512/pl.v11i24.46126Palavras-chave:
Samba. Música. Estandardização. Adorno.Resumo
: A partir das concepções de Theodor Adorno sobre a relação entre música e sociedade, sobretudo, as concepções acerca do método da sociologia da música – cujo conceito de mediação é central – propõe-se analisar duas canções de Vinicius de Moraes e de Baden Powell: o “Samba da Benção” (1967) e o “Canto de Xangô” (1966). Nesse sentido, é necessário mostrar como Adorno compreende as relações entre música e sociedade, para em seguida demonstrar a metodologia da sociologia da música propriamente dita, segundo as concepções desse autor. Feito isso, é possível expor a estandardização adorniana e em que medida ela abarca a canção brasileira. Por fim, analisaremos essas canções a partir de suas formalizações estéticas, incorporando elementos das culturas afro-brasileiras, a partir dos textos sobre a gramática dos tambores e as culturas de síncope, tais como são entendidas pelos mestres Luiz Antonio Simas e Luiz Rufino.
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