TRACTATUS LOGICO-PHILOSOPHICUS

reflexões acerca da Ética no primeiro Wittgenstein

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v11i23.43928

Palavras-chave:

Wittgenstein. Tractatus. Vida. Ética.

Resumo

Este texto busca abordar de forma não exaustiva o tema da ética, presente nos escritos do “primeiro” Wittgenstein. Conectando o Tractatus Logico-philosophicus (1921) com a Conferência sobre Ética (1964) buscou-se caracterizar as "proposições" éticas, em contraste das proposições com sentido, para assim abordar a indizibilidade da ética, bem como a ensaiar a sua atividade. Foi a partir de um breve encontro com o estoicismo que a relação entre vontade e mundo ganhou contornos mais expressivos, bem como a da vida feliz enquanto tranquilidade da alma e a da vida infeliz enquanto o “problemático” que precisa desaparecer. É possível compreender o Tractatus como um ato ético às vistas de uma vida feliz, iluminando assim os últimos aforismos, bem como a chamada para o silêncio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Augusto Lopes Soares, Universidade de Brasília

Graduado em Filosofia pela Universidade de Brasília - UnB.

Referências

DALLL’AGNOL, Darlei. Ética e linguagem: uma introdução ao Tractatus de Wittgenstein. 3ª ed. Florianópolis; Ed. Da UFSC; São Leopoldo: Editora Unisinos, 2005. Com: Conferência sobre Ética/Ludwig Wittgenstein.

ENGELMANN, Paul. Letters from Ludwig Wittgenstein, with a memoir. MC GUINESS, B.F. (Org.). Oxford: Blackwell, 1967.

SANTOS, Luiz Henrique Lopes dos. A essência da proposição e a essência do mundo.

SATTLER, Janyne. Uma ética – e uma estética – wittgensteiniana: reflexões e implicações de uma tese à la lettre. Wittgenstein nas Américas: legado e convergências/Rafael Lopes Azize, organizador. Salvador: EDUFBA, 2018.

WITTGENSTEIN, Ludwig. Tractatus Logico-Philosophicus. Trad. Luiz Henrique Lopes dos Santos, 3ª ed. São Paulo. Editora Edusp, 2017.

Downloads

Publicado

19-12-2022

Como Citar

Lopes Soares, E. A. (2022). TRACTATUS LOGICO-PHILOSOPHICUS: reflexões acerca da Ética no primeiro Wittgenstein. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 11(23), 25–40. https://doi.org/10.26512/pl.v11i23.43928

Edição

Seção

Dossiê