A APREENSÃO ESTÉTICA E O SENTIDO DE BELEZA ARTÍSTICA EM SARTRE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v11i22.42274

Palavras-chave:

Consciência imaginante. Irreal. Obra de arte. belo.

Resumo

Este artigo pretende analisar como a apreensão estética e a beleza artística são concebidas pelo filósofo Jean-Paul Sartre. Ao final de “O imaginário”, Sartre trata diretamente do problema referente à obra de arte. Com base nas conclusões sobre a consciência imaginante, o autor afirma a irrealidade da obra de arte e distingue o objeto estético do suporte material que permite sua manifestação. Embora o real e o irreal coexistam na constituição da obra de arte, o conteúdo próprio das nossas apreensões estéticas só pode ser revelado à consciência capaz de colocar o irreal. Nesse sentido, o autor destaca que o “belo” é inacessível à percepção, mas seu sentido só ganhará esclarecimento com a compreensão de que a beleza artística é uma totalidade irreal.

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Biografia do Autor

Ágatha Victoria Cavallari Ferreira, Universidade de São Paulo

Cursa bacharelado e licenciatura em Filosofia na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP). Foi bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Filosofia da USP, de 2019 a 2021. Atualmente, desenvolve pesquisa de Iniciação Científica, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), na mesma Universidade.

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Acesso em: 04 out 2021.

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Publicado

19-09-2022

Como Citar

Cavallari Ferreira, Ágatha V. (2022). A APREENSÃO ESTÉTICA E O SENTIDO DE BELEZA ARTÍSTICA EM SARTRE. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 11(22), 111–130. https://doi.org/10.26512/pl.v11i22.42274

Edição

Seção

Artigos