DELEUZE E GUATTARI
o rizoma e a criação no currículo
DOI:
https://doi.org/10.26512/pl.v11i22.41844Palavras-chave:
Deleuze. Educação. Guattari. Rizoma.Resumo
A partir dos escritos de Gilles Deleuze (1925 – 1995) e Félix Guattari (1930 – 1992), entou-se apresentar alguns deslocamentos entre a filosofia or eles proposta de maneira a pensarmos acerca de algumas práticas escolares. Antes mesmo da escolha destes autores, partiu-se da hipótese inicial de que houvesse, talvez um certo excesso de conhecimentos científicos no currículo em detrimento das artes e filosofias. Deste modo, buscou-se nestes autores uma base para enriquecer ainda mais nossa compreensão e tal qual, ampliarmos as discussões conceituais acerca das ciências, artes e filosofias. Através destes autores, percebeu-se que tais saberes em sua dimensão menor possuem caráter próprio e criador, coexistindo para fora de hierarquias. Com isto, acreditamos na possibilidade de conteúdos curriculares criadores que possam ensejar a produção contínua destas dimensões do pensamento e integrá-las ainda mais à atualidade. Para melhor explorar estas dimensões, tentou-se deslocar o conceito de rizoma e as múltiplas perspectivas que o envolvem, de maneira a rizomatizar, não apenas as ciências no currículo, mas em igual medida, as artes e as filosofias.
Downloads
Referências
DELEUZE, Gilles. Lógica do Sentido. Tradução de Luiz Roberto Salinas Fortes. 5ª Edição. São Paulo: Perspectiva, 2019.
DELEUZE, Gilles. Nietzsche e a filosofia. Tradução de Mariana de Toledo Barbosa e Ovídio de Abreu Filho. 1ª Edição. São Paulo: Institut Français, 2018.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: Capitalismo e Esquizofrenia. Vol. 1. Tradução de Ana Lúcia de Oliveira, Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa. 2º Edição. São Paulo: Editora 34, 2019.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? Tradução de Bento Prado Jr e Alberto Alonso Muñoz. 3ª Edição. São Paulo: Editora 34, 2020.
GALLO, Sílvio. Conhecimento, Transversalidade e Educação. Impulso, Piracicaba, v. 10, n. 21, out, 1997, p. 115-134.
GALLO, Silvio. Deleuze e a Educação. 1º Edição. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
GALLO, Silvio. Transversalidade e educação: pensando uma educação não disciplinar; ALVES, Nilda et al. O sentido da Escola. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 PÓLEMOS – Revista de Estudantes de Filosofia da Universidade de Brasília
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Todos os trabalhos que forem aceitos para publicação, após o devido processo avaliativo, serão publicados sob uma licença Creative Commons, na modalidade Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International Public License (CC BY-NC-ND 4.0). Esta licença permite que qualquer pessoa copie e distribua a obra total e derivadas criadas a partir dela, desde que seja dado crédito (atribuição) ao autor / Ã autora / aos autores / às autoras.