DELEUZE E GUATTARI

o rizoma e a criação no currículo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v11i22.41844

Palavras-chave:

Deleuze. Educação. Guattari. Rizoma.

Resumo

A partir dos escritos de Gilles Deleuze (1925 – 1995) e Félix Guattari (1930 – 1992), entou-se apresentar alguns deslocamentos entre a filosofia or eles proposta de maneira a pensarmos acerca de algumas práticas escolares. Antes mesmo da escolha destes autores, partiu-se da hipótese inicial de que houvesse, talvez um certo excesso de conhecimentos científicos no currículo em detrimento das artes e filosofias. Deste modo, buscou-se nestes autores uma base para enriquecer ainda mais nossa compreensão e tal qual, ampliarmos as discussões conceituais acerca das ciências, artes e filosofias. Através destes autores, percebeu-se que tais saberes em sua dimensão menor possuem caráter próprio e criador, coexistindo para fora de hierarquias. Com isto, acreditamos na possibilidade de conteúdos curriculares criadores que possam ensejar a produção contínua destas dimensões do pensamento e integrá-las ainda mais à atualidade. Para melhor explorar estas dimensões, tentou-se deslocar o conceito de rizoma e as múltiplas perspectivas que o envolvem, de maneira a rizomatizar, não apenas as ciências no currículo, mas em igual medida, as artes e as filosofias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Victor Julio, Universidade Estadual de Londrina

Graduando do Curso de Licenciatura em Filosofia da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Deleuze - Filosofia da Diferença e Grupo de estudos em Foucault 'Desleituras'. Bolsista de Iniciação Científica da Fundação Araucária do Estado do Paraná. Desenvolvendo sua pesquisa na área de História da Filosofia Contemporânea; Filosofia Política e Estética. Autores de maior interesse: Michel Foucault, Gilles Deleuze e Friedrich Wilhelm Nietzsche. Principais temas / problemas de interesse: Biopolítica; Biopoder; Poder; Subjetivação.

Referências

DELEUZE, Gilles. Lógica do Sentido. Tradução de Luiz Roberto Salinas Fortes. 5ª Edição. São Paulo: Perspectiva, 2019.

DELEUZE, Gilles. Nietzsche e a filosofia. Tradução de Mariana de Toledo Barbosa e Ovídio de Abreu Filho. 1ª Edição. São Paulo: Institut Français, 2018.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: Capitalismo e Esquizofrenia. Vol. 1. Tradução de Ana Lúcia de Oliveira, Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa. 2º Edição. São Paulo: Editora 34, 2019.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? Tradução de Bento Prado Jr e Alberto Alonso Muñoz. 3ª Edição. São Paulo: Editora 34, 2020.

GALLO, Sílvio. Conhecimento, Transversalidade e Educação. Impulso, Piracicaba, v. 10, n. 21, out, 1997, p. 115-134.

GALLO, Silvio. Deleuze e a Educação. 1º Edição. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

GALLO, Silvio. Transversalidade e educação: pensando uma educação não disciplinar; ALVES, Nilda et al. O sentido da Escola. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

Downloads

Publicado

19-09-2022

Como Citar

Julio, J. V. (2022). DELEUZE E GUATTARI: o rizoma e a criação no currículo. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 11(22), 301–313. https://doi.org/10.26512/pl.v11i22.41844

Edição

Seção

Práticas Pedagógicas