WALTER BENJAMIN, LEITOR DE BAUDELAIRE

o poeta contra a multidão e a emergência da modernidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v10i20.38753

Palavras-chave:

Charles Baudelaire. Walter Benjamin. Modernidade. Poesia. Capitalismo.

Resumo

A partir da análise da obra literária de Marcel Proust e, principalmente, da obra poética de Charles Baudelaire, além de textos filosóficos de Henri Bergson e Sigmund Freud, Walter Benjamin desenvolve, em Sobre alguns motivos na obra de Baudelaire, alguns conceitos-chave, como “experiência” (Erfahrung), “choque” e “vivência” (Erlebnis) e suas relações com o declínio da “experiência”. O fenômeno das massas das grandes cidades também é examinado com cuidado pelo autor, que localiza a figura do “choque” no âmago da obra de Baudelaire, partindo daí para diagnosticar o declínio da “aura” em sua poesia. Benjamin destaca o caráter único e visionário da poesia de Charles Baudelaire, analisando poemas de As flores do mal e também de Pequenos poemas em prosa para ilustrar o que viria a ser o ápice de sua missão: “a destruição da aura na vivência do choque”, a qual seria o preço da sensação da modernidade conquistada pelo poeta. O objetivo deste artigo é resgatar e atualizar a leitura que Walter Benjamin faz da obra de Charles Baudelaire, além de estabelecer relações entre o empreendimento crítico-literário do filósofo e algumas leituras mais contemporâneas sobre a emergência da modernidade, da qual o poeta francês foi, além de testemunha, sujeito determinante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Messerschmidt, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutorando em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Bolsista CAPES. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase nos estudos sobre a obra de Walter Benjamin e suas relações com o romantismo

Referências

BAUDELAIRE, Charles. As flores do mal: edição bilíngue. Trad. Ivan Junqueira. 1 ed. especial. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006a.

BAUDELAIRE, Charles. Pequenos poemas em prosa. Trad. Gilson Maurity Santos. Rio de Janeiro: Record, 2006b.

BENJAMIN, Walter. Baudelaire e a modernidade. Trad. João Barrento. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Trad. Sérgio Paulo Rouanet; prefácio Jeanne Marie Gagnebin. 8 ed. São Paulo: Brasiliense, 2012.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica. Trad. Francisco de Ambrosis Pinheiro Machado. Porto Alegre: Zouk, 2014.

ENGELS, F; MARX, K. Manifesto do Partido Comunista. Trad. Marcos Aurélio Nogueira e Leandro Konder. 2 ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

FREUD, Sigmund. História de uma neurose infantil: (“O homem dos lobos”): Além do princípio do prazer e outros textos (1917-1920). Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. Prefácio. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Trad. Sérgio Paulo Rouanet; prefácio Jeanne Marie Gagnebin. 8 edição. São Paulo: Brasiliense, 2012.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. História e narração em Walter Benjamin. 2 ed. São Paulo: Perspectiva, 2013.

HAN, Byung-Chul. Sociedade do cansaço. Trad. Enio Paulo Giachini. Petrópolis: Vozes, 2015.

KEHL, Maria Rita. O tempo e o cão: a atualidade das depressões. São Paulo: Boitempo, 2009.

KOHTE, Flávio R. Para ler Benjamin. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1976.

KONDER, Leandro. Walter Benjamin: o marxismo da melancolia. 2 ed. Rio de Janeiro: Campus, 1989.

LÖWY, Michael. Walter Benjamin – aviso de incêndio: uma leitura das teses “Sobre o conceito de história”. Trad. Wanda Nogueira Caldeira Brant. São Paulo: Boitempo, 2005.

OLANO MORGANTTI SALUSTIANO BOTELHO, L. WALTER BENJAMIN E AS IMAGENS DA HISTÓRIA: possibilidades de uma crítica social a partir da arte. PÓLEMOS – Revista de Estudantes de Filosofia da Universidade de Brasília, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 104–122, 2012. DOI: https://doi.org/10.26512/pl.v1i1.11485. Acesso em: 17 ago. 2021.

PROUST, Marcel. Nas trilhas da crítica. Trad. Plínio Augusto Coelho. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo; Editora Imaginário, 1994.

PROUST, Marcel. No caminho de Swann. Trad. Mário Quintana. 3 ed. São Paulo: Globo, 2006.

VALÉRY, Paul. Variedades. Trad. Maiza Martins de Siqueira. São Paulo: Iluminuras, 2011.

Downloads

Publicado

06-01-2022

Como Citar

Lentino Messerschmidt, M. (2022). WALTER BENJAMIN, LEITOR DE BAUDELAIRE: o poeta contra a multidão e a emergência da modernidade. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 10(20), 10–32. https://doi.org/10.26512/pl.v10i20.38753

Edição

Seção

Artigos