WALTER BENJAMIN E O CINEMA

os desafios de uma arte revolucionária na época de sua reprodutibilidade técnica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v10i20.38748

Palavras-chave:

Arte. Cinema. Técnica. Distanciamento. Inconsciente ótico. Aura.

Resumo

Buscamos, no artigo que se segue, apresentar o cinema desenvolvido na URSS, desde o período pré-revolucionário até os anos de 1940, como o modelo da teoria sobre a arte cinematográfica de Walter Benjamin. Em especial, nos guiaremos pelo ensaio A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica, e apresentaremos algumas de suas influências, como Kracauer e Brecht. Em primeiro lugar, faremos um esboço geral das teses que consideramos mais importantes em A obra de arte... para o assunto aqui proposto. Em segundo lugar, nos debruçaremos sobre o uso da arte pelo fascismo e pelo capital, com a finalidade de elucidar os perigos em que uma arte de massas pode incorrer e as dificuldades que uma arte revolucionária deve enfrentar. Na terceira seção do desenvolvimento, passaremos por momentos específicos da obra de Benjamin, tentando elucidar os conceitos-chave, tomando como exemplo a arte cinematográfica soviética. Nesse momento, abordaremos o papel desempenhado pelo ator na arte cinematográfica, contrapondo-o ao do teatro; falaremos do papel do conceito de distanciamento para um engajamento ativo do espectador; por fim, passaremos pela ideia de um inconsciente ótico. À guisa de conclusão, apresentaremos uma consideração acerca das possibilidades emancipatórias de uma arte politicamente engajada.

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Biografia do Autor

Guilherme Balduino Gonzaga, Universidade de Brasília - UnB

Graduando pelo Departamento de Filosofia da Universidade de Brasília, nas linhas de Metafísica, Filosofia Política e Estética. Graduado no curso de bacharelado, atualmente completa a "dupla diplomação" em licenciatura. Desde o primeiro ano da graduação acompanhou atividades extra-curriculares e Grupos de Estudo. Atualmente, participa ativamente dos seguintes grupos: Grupo Hegel (org. Fábio Nolasco e Erick Lima), Grupo Formação (org. Gilberto Tedéia), Grupo de Ética e Filosofia Política (org. Gilberto Tedéia e Maria Cecília) e Grupo de Pesquisa em Teoria Crítica da UnB (org. Vladimir Puzone). Possui dois PIBICs completos sob a orientação do professor Gilberto Tedéia e foi orientado por Erick Lima em sua monografia para o bacharelado. Participou como membro da comissão de organização do VII ENPGFIL pelo Dep de Fil. e do "Seminário Internacional" organizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Também participou como avaliador (Desk Review) do editorial da Revista Avesso (periódico acadêmico da PUC-SP). 

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Publicado

06-01-2022

Como Citar

Balduino Gonzaga, G. (2022). WALTER BENJAMIN E O CINEMA: os desafios de uma arte revolucionária na época de sua reprodutibilidade técnica. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 10(20), 116–145. https://doi.org/10.26512/pl.v10i20.38748

Edição

Seção

Artigos