A LITERATURA COMO LABORATÓRIO

a crítica literária de Benjamin e suas correspondências nos ensaios de Adorno e Schwarz

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v10i20.38695

Palavras-chave:

Crítica literária. Benjamin. Adorno. Schwarz. Constelação.

Resumo

O objetivo do artigo é apresentar o programa epistemológico de crítica literária de Walter Benjamin e suas correspondências nas obras de Theodor W. Adorno e Roberto Schwarz. Como um programa de crítica epistemológica, a proposta de crítica literária benjaminiana visa a reabilitar os atributos do texto literário como fonte para reflexão estética e histórico-social. Tal perspectiva de crítica literária tem como princípio os conceitos de constelação e fragmentos. Na obra de Adorno, a crítica literária se entrelaça à forma ensaio para consolidar uma ideia de estilo filosófico que contempla a condição fragmentária do conhecimento. Nos ensaios de Schwarz, a crítica literária persegue os aspectos das contradições da formação histórico-social brasileira a partir de um exame das interações da ideologia com a forma literária. Propomos por fim uma linhagem intelectual de críticos literários empenhados no exame das contradições da modernidade e das interações entre estética e história social.

Downloads

Biografia do Autor

Wanderson Barbosa dos Santos, Universidade de Brasília

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de Brasília, na linha de pesquisa Teoria e Pensamento Social. Tem mestrado em Sociologia (2018), bacharelado em Sociologia (2016) e licenciatura em Ciências Sociais (2018) pela mesma Universidade. Foi membro do corpo editorial do periódico científico Pós - Revista Brasiliense de Pós-Graduação em Ciências Sociais (2019-2020). Tem como campo de interesse a área de Sociologia e pesquisa temas como: sociologia dos intelectuais, história das ideias, teoria sociológica, teoria crítica da sociedade, pensamento social brasileiro, sociologia da literatura, sociologia da arte, sociologia da moda, o ensaísmo e as obras de Georg Simmel e Walter Benjamin.

Referências

ADORNO, T. O ensaio como forma. In: Notas de literatura I. São Paulo: Duas cidades; Editora 34, 2012a [1954-1958].

ADORNO, T. A posição do narrador no romance contemporâneo. In: Notas de literatura I. São Paulo: Duas cidades; Editora 34, 2012b [1954].

ADORNO, T. Introdução à controvérsia sobre o positivismo na sociologia alemã. In: Textos escolhidos: Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1980.

BENJAMIN, W. As afinidades eletivas de Goethe. In: Ensaios reunidos: escritos sobre Goethe. São Paulo: Duas Cidades; Editora 34, 2018 [1924-1925].

BENJAMIN, W. Prólogo epistemológico-crítico. In: Origem do drama trágico alemão. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016 [1925].

BENJAMIN, W. O narrador - Observações acerca da obra de Nicolai Leskov. In: Textos escolhidos: Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1980 [1936].

BENJAMIN, W. Paris do Segundo Império. In: Charles Baudelaire, um lírico no auge do capitalismo. São Paulo: Editora Brasiliense. 1989 [1938].

BENJAMIN, W. O conceito de crítica de arte no Romantismo alemão. São Paulo: Editora Iluminuras. 1999 [1917-1919].

JAMESON, Fredric. Marxismo e forma - teorias dialéticas da literatura no século XX. São Paulo: Editora HUCITEC, 1985.

LOPEZ, Silvia L. Olhares periféricos: a teoria estética de Adorno no Brasil. In: Um crítico na periferia do capitalismo - reflexões sobre a obra de Roberto Schwarz. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

LÖWY, Michael e VARIKAS Eleni. A crítica do progresso em Adorno. Lua Nova: Revista de Cultura e política, 72, 1992.

MICELI, Sergio. O chão e as nuvens: ensaios de Roberto Schwarz. In: Um crítico na periferia do capitalismo - reflexões sobre a obra de Roberto Schwarz. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

SANTOS, Wanderson Barbosa dos. O pensamento indisciplinado de Walter Benjamin: teoria crítica, messianismo judaico e o teatro épico nos escritos de 1930 a 1940. Dissertação (Mestrado em Sociologia). Universidade de Brasília, Brasília, 2018.

SANTOS, Wanderson Barbosa dos. O todo e as partes – a forma ensaio e seu significado sociológico no pensamento de Georg Simmel e Walter Benjamin. Revista Sociologias Plurais, v. 7, n. 3, p. 105-126, jul. 2021.

SCHWARZ, Roberto. Nacional por subtração. In: Que horas são?: ensaios. São Paulo: Companhia das Letras. 1987.

SCHWARZ, Roberto. Adequação nacional e originalidade crítica. In: Sequências brasileiras: ensaios. São Paulo: Companhia das Letras. 1999a.

SCHWARZ, Roberto. Um seminário de Marx. In: Sequências brasileiras: ensaios. São Paulo: Companhia das Letras. 1999b.

SCHWARZ, Roberto. As ideias fora do lugar. In: Ao vencedor as batatas: forma literária e processo social no início do romance brasileiro. São Paulo: Duas Cidades, Ed. 34, 2000.

Downloads

Publicado

06-01-2022

Como Citar

Barbosa dos Santos, W. (2022). A LITERATURA COMO LABORATÓRIO: a crítica literária de Benjamin e suas correspondências nos ensaios de Adorno e Schwarz. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 10(20), 95–115. https://doi.org/10.26512/pl.v10i20.38695

Edição

Seção

Artigos