MORTE, DESTRUIÇÃO E LUTO

a presença do túmulo no contar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v10i20.38440

Palavras-chave:

Morte, Destruição, Narrativa, Luto, Benjamin

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar uma relação da morte com o contar, tendo como principal autor Walter Benjamin, mas em uma leitura que demonstra uma continuidade com o que Jeanne Marie Gagnebin já apresentara em “Limiar, Aura e Rememoração”, com vistas a demonstrar o contato duplo no meio da transmissibilidade, com a morte e com o morrer. Perpassando pelos conceitos de narrativa, morte, vestígio, destruição, redenção e luto, buscar-se-á entender a relação diferente do contar quando se situa no limiar daquilo que morre, em uma orientação no lugar em que se está e para promoção da continuidade da luta daquele que se foi, com fins de permitir alguma emancipação, evitando o total esquecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda de Souza Salame, Universidade Federal do Pará

Discente do curso de Bacharelado em Direito pela Universidade Federal do Pará, atualmente cursando o 7° semestre. Venceu prêmio Destaque Iniciação Científica da Universidade Federal do Pará (2020). Premiada com a bolsa PIBIC-VERÃO e desenvolverá, em breve (2022), na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sob orientação do prof. Dr. Rafael Vieira (ESS/UFRJ) pesquisa voltada à crítica da violência e do progresso, bem como ao estudo de possibilidades de críticas de cunho estético-político. Estagiária do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (2020 - atual), atualmente lotada no gabinete da Exma. Juíza Federal. Foi bolsista PIBIC/FAPESPA (2019-2020), com o plano de trabalho intitulado "Direito e Narrativa: o potencial crítico da literatura para a reconstrução dos direitos humanos", sob orientação do professor Dr. Ricardo Araújo Dib Taxi. Membro integrante da Liga Acadêmica Verde Cabanagem na linha de pesquisa Francisco Vinagre e Direito Marítimo (2018 - atual); Coordena, em conjunto com o prof. Dr. Ricardo Dib Taxi, o Grupo de Pesquisa "Filosofia Crítica do Direito e Literatura" (2018 - atual); Vencedora em 1° lugar do 4° Distrito Naval do Prêmio "Operação Cisne Branco" promovido pela Marinha do Brasil (2017); Possui interesse nas áreas: Direito e Literatura; Teoria Crítica; Filosofia, Direito e Arte. Atualmente desenvolve leituras sobre Franz Kafka, Walter Benjamin, teorias literárias e estético-políticas.

Referências

BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, Arte e Política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras Escolhidas. Volume 1. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. 3. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987.

¬_________________. O caráter destrutivo. In: Documentos de cultura – Documentos de barbárie. São Paulo: EdUSP/Cultrix, 1986. p. 187-188.

_________________. Passagens. 2º reimpressão. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.

_________________. Sobre a linguagem em geral e sobre a linguagem humana. In: Linguagem, tradução e literatura (filosofia, teoria e crítica). Trad. João Barrento. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2020. p. 9-27.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. História e Narração em Walter Benjamin. 2. ed. São Paulo: Editora Perspectiva, 1999.

________________. Lembrar, Escrever, Esquecer. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2009.

________________. Limiar, aura e rememoração: ensaios sobre Walter Benjamin. 1. ed. São Paulo: Editora 34, 2014.

LÖWY, Michael. Walter Benjamin: Aviso de Incêndio – Uma leitura das teses ‘sobre o conceito de história’. Trad. Wanda Nogueira Brant. Tradução das teses por Jeanne Marie Gagnebin e Marcos Lutz Müller. São Paulo: Boitempo, 2005.

Downloads

Publicado

06-01-2022

Como Citar

de Souza Salame, F. (2022). MORTE, DESTRUIÇÃO E LUTO: a presença do túmulo no contar. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 10(20), 188–206. https://doi.org/10.26512/pl.v10i20.38440

Edição

Seção

Artigos