A LINGUAGEM EM AS PALAVRAS E AS COISAS
conjugações entre Foucault e Nietzsche
DOI:
https://doi.org/10.26512/pl.v9i18.30536Palavras-chave:
Nietzsche. Foucault. Linguagem. Arqueologia.Resumo
O presente artigo tem como objetivo compreender a leitura foucaultiana da crítica da linguagem efetuada por Nietzsche, a fim de localizar o pensamento de Foucault no interior da tradição moderna. Nesse sentido, apresentamos um esboço do projeto foucaultiano que nos permite verificar a questão a ser desenvolvida no campo em que ela vem a emergir, precisamente, no âmbito de investigação arqueológica do saber. Nos debruçamos, também, sobre a obra nietzschiana que desde suas primeiras conjugações entre filologia e filosofia é atravessada pelo problema da linguagem. Com isso, pretendemos compreender que posição Foucault atribui ao pensamento de Nietzsche no interior do livro As palavras e as coisas e como ele corresponde a uma ruptura na episteme moderna que fundamenta uma nova possibilidade de hermenêutica.
Downloads
Referências
DELEUZE, G. Foucault. Trad. C. S. Martins; revisão da tradução R. Ribeiro. ”“ São Paulo: Ed. Brasiliense, 2005.
_____________. Conversações. 1 ed. ”“ São Paulo: Editora34, 2007.
_____________. Michel Foucault: As formações históricas. Trad. C. Medeiros, M. A. Marino ”“ São Paulo : n-1 edições e editora filosófica politéia, 2017.
FOUCAULT, M. Ditos e escritos. Trad. E. Monteiro. 2 ed. ”“ Rio de Janeiro: Forense, 2005.
________________. Ditos e escritos II: Arqueologia das ciências humanas e história dos sistemas de pensamento. Org. M. B. da Motta. Trad. E. Monteiro. 3. Ed. ”“ Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2015.
________________. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. Trad. S. T. Muchail. 10. Ed. ”“ São Paulo: Martins Fontes, 2016.
HUISMAN, D. Dictionnaire des Philosophes, 2 v., - Paris: PUF, 1984.
MACHADO, R. Foucault, a ciência, o saber. 3 ed. ”“ Rio de Janeiro: Zahar, 2007
NIETZSCHE, F. Obras incompletas. 2. Ed. São Paulo: Abril Cultural, 1999. (O pensadores)
_______________. Schopenhauer educador. In: Escritos sobre educação. Rio de janeiro: Ed. PUC-Rio; São Paulo: Loyola, 2003b.
_______________. Sobre Verdade e Mentira no Sentido Extra-Moral. Trad. F. M. Barros. São Paulo: Hedra, 2007.
RICOEUR, P. Da Interpretação: ensaio sobre Freud. ”“ Rio de Janeiro: Imago Editora Ltda, 1969.
WERNER, S. As linhas fundamentais do pensamento de Nietzsche: coletânea de artigos: 1985-2009. Org. J. L. Viesenteiner & A. L. Muniz Garcia: Rio de Janeiro: Vozes, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 PÓLEMOS ”“ Revista de Estudantes de Filosofia da Universidade de Brasília
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Todos os trabalhos que forem aceitos para publicação, após o devido processo avaliativo, serão publicados sob uma licença Creative Commons, na modalidade Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International Public License (CC BY-NC-ND 4.0). Esta licença permite que qualquer pessoa copie e distribua a obra total e derivadas criadas a partir dela, desde que seja dado crédito (atribuição) ao autor / Ã autora / aos autores / às autoras.