A REINTERPRETAÇÃO DAS CATEGORIAS TRANSCENDENTAIS NA DOUTRINA DA CIÊNCIA DE FICHTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v9i18.30527

Palavras-chave:

Categorias. Fichte. Kant. Eu absoluto. Doutrina da Ciência.

Resumo

O presente artigo investiga como Gottlieb Fichte, nos primeiros parágrafos da Doutrina da Ciência, reinterpreta e oferece sentidos completamente novos e originais para as categorias da qualidade da filosofia de Immanuel Kant. As perguntas que guiam a investigação são duas: (i) O que são e como devemos entender as categorias na DC? (ii) É possível entender essas categorias da DC da mesma maneira que as categorias são entendidas na filosofia kantiana? Ressaltar a reinterpretação que Fichte realiza das categorias é importante e se justifica, especialmente, pelo fato de as categorias da qualidade encontrarem-se presentes ao longo dos primeiros parágrafos do livro, o que é significativo, pois esses parágrafos dizem respeito aos elementos mais fundamentais do projeto epistemológico fichteano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arthur Neves, Universidade Federal de Goiás

Mestrando do programa de Pós-graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás. Foi participante e bolsista (PIBIC/CNPq) do programa de Iniciação Científica da UFG entre os anos 2017-2018. Membro do Núcleo de Pesquisas Nietzsche (UFG). É bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Membro do corpo editorial da Revista Philósophos (UFG) e da Revista Inquietude (UFG). Possui interesse em filosofia moderna e contemporânea, com ênfase no pensamento de Friedrich Nietzsche, Immanuel Kant e filósofos neokantianos como Friedrich Lange, Afrikan Spir e Kuno Fischer. Atua principalmente nos seguintes temas: Teoria do conhecimento, filosofia alemã e filosofia transcendental. 

Referências

BREAZEALE, Daniel. A Resenha do Enesidemo de Fichte e a transformação do Idealismo Alemão. Tradução de Lucas Machado. In: Sképsis, v. 11, 2014, p. 111-132.

FICHTE, Gottlieb. A doutrina da ciência de 1794 e outros escritos. Tradução de Rubens Rodrigues Torres Filho. 5.ed. São Paulo: Nova Cultural, 1992.

__________________. Resenha do Enesidemo. In: BECKENKAMP, J. (Org.). Entre Kant e Hegel. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.

GASPAR, Francisco Prata. A distância do olhar: síntese e liberdade na doutrina da ciência de Fichte. São Paulo: Loyola, 2019.

KANT, Immanuel. Lógica. Tradução de Guido Antônio de Almeida. Rio de Janeiro: Tempo brasileiro, 2011

___________________. Crítica da Razão Pura. Tradução de Valerio Rohden e Udo Baldur Moosburger. São Paulo: Nova Cultural, 1996.

KLOTZ, Christian K. Fichte’s explanation of the dynamic structure of conscious in the 1894-95 Wissenschaftslehre. In: JAMES, D; ZÖLLER, G. (Org.). Cambridge Companion to Fichte. Cambridge: Cambridge University Press, 2016.

MARTIN, Wayne M. From Fichte to Kant. In: JAMES, D; ZÖLLER, G. (Org.). Cambridge Companion to Fichte. Cambridge: Cambridge University Press, 2016, p. 23.

PASCAL, George. Compreender Kant. Tradução de Raimundo Vier. 7.ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2011.

Downloads

Publicado

31-08-2020

Como Citar

Brito Neves, A. . (2020). A REINTERPRETAÇÃO DAS CATEGORIAS TRANSCENDENTAIS NA DOUTRINA DA CIÊNCIA DE FICHTE. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 9(18), 101–124. https://doi.org/10.26512/pl.v9i18.30527

Edição

Seção

Artigos