A LOUCURA NO PERCURSO DA DÚVIDA CARTESIANA E A OBJEÇÃO FOUCAULTIANA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v9i18.30100

Palavras-chave:

Descartes. Foucault. Loucura.

Resumo

No presente trabalho trataremos da questão referente à  menção aos loucos feita por Descartes na Primeira Meditação, a partir da reconstrução da dúvida natural até o ponto onde o argumento dos sonhos é exibido. Tal reconstrução servirá de apoio ao nosso intuito principal que é rever a noção de exclusão que Foucault, no livro História da Loucura, atribui à  relação entre o argumento da loucura e o do sonho, e sua objeção a não utilização da loucura, por Descartes, como uma das razões para duvidar. Propomos a hipótese de que Descartes não dá seguimento à  experiência da loucura, e passa dessa à do sonho em função da maior abrangência que a possibilidade constante de se estar sonhando concede no momento da dúvida dos sentidos. Por fim, delinearemos nossa conclusão de que a relação entre o argumento da loucura e o do sonho não é de exclusão, mas de continuidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kellen Raquel Ramiro Xavier Araújo, Universidade Federal de Goiás

Graduanda em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás. 

Referências

DERRIDA, Jacques. A Escritura e a Diferença. Trad. Maria Beatriz Marques Nizza da Silva. São Paulo: Perspectiva, 2002.

____________________. Cogito e História da Loucura. In: FERRAZ, Maria Cristina Franco (org.). Três tempos sobre a história da loucura. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001, p. 11-67.

DESCARTES, René. Discurso do Método. In: DESCARTES, René. Discurso do método; As paixões da alma; Meditações. São Paulo: Nova Cultural, 2000. p. 33-100.

____________________. Meditações sobre filosofia primeira. Trad. Introd. e Notas: Fausto Castilho Campinas: Ed. UNICAMP, 2004.

____________________. Regras para a orientação do espírito. Trad. Maria Galvão. São Paulo: M. Fontes, 2012.

FORLIN, Enéias. O papel da dúvida metafísica no processo de constituição do cogito. Editora Humanitas, 2004.

FOUCAULT, Michel. História da Loucura na Idade Clássica. São Paulo: Perspectiva, 1978.

_____________________. Resposta a Derrida. In: FERRAZ, Maria Cristina Franco (org.). Três tempos sobre a história da loucura. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001, p. 71-90.

GAUKROGER, Stephen. Vida e Obra. In: BROUGHTON, Janet; CARRIERO, John (orgs.). Descartes. Consultoria, supervisão e tradução: Ethel Rocha e Lia Levy. Porto Alegre: Penso, 2011, p. 20-32.

LEOPOLDO E SILVA, Franklin. Descartes ”“ A Metafísica da Modernidade. São Paulo: Ed. Moderna, 2005.

MARICONDA, Paulo Rubén. Galileu e a ciência moderna. Caderno de ciências humanas-especiarias. São Paulo, v. 9, n. 16, 2006. Disponível em: http://www.uesc.br/revistas/especiarias/ed16/16_2_galileu_e_a_ciencia_moderna.pdf. Acesso em: 10 out. 2019

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. Tradução de Carlos Alberto Ribeiro de Moura. 2ª edição. São Paulo: Editora Martins Fontes. 1999

PERIN, Casey. Descartes e o legado do ceticismo antigo. In: BROUGHTON, Janet; CARRIERO, John (orgs.). Descartes. Consultoria, supervisão e tradução: Ethel Rocha e Lia Levy. Porto Alegre: Penso, 2011, p. 65-79.

PLATÃO. Teeteto. Tradução de Carlos Alberto Nunes, Belém: Editora UFPA, 1998.

REVEL, Judith. Michel Foucault: Conceitos essenciais. Trad. Maria do Rosário Gregolin, Nilton Milanez, Carlos Piovesani. São Carlos (SP): Claraluz, 2005.

Downloads

Publicado

31-08-2020

Como Citar

Ramiro Xavier Araújo, K. R. (2020). A LOUCURA NO PERCURSO DA DÚVIDA CARTESIANA E A OBJEÇÃO FOUCAULTIANA. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 9(18), 152–171. https://doi.org/10.26512/pl.v9i18.30100

Edição

Seção

Artigos