HERMENÊUTICA FILOSÓFICA DE GADAMER E O PENSAMENTO DE ÉMILE BENVENISTE

a linguagem a partir do funcionamento da língua natural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v9i17.27234

Palavras-chave:

Benveniste. Diálogo. Gadamer. Hermenêutica. Linguagem.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar a acepção de linguagem para a hermenêutica filosófica de Hans-Georg Gadamer e para o pensamento de Émile Benveniste. Ambos os pensadores, apesar de pertencerem a tradições diferentes, têm pontos de semelhança e de complementariedade quanto a suas acepções de linguagem. Para atingir tal objetivo, este artigo se divide em três partes: a primeira trata de apresentar a linguagem na acepção gadameriana, a partir da própria linguagem; a segunda consiste na apresentação do pensamento de Benveniste acerca da linguagem, que se coaduna com o gadameriano, mas a partir do funcionamento da língua natural; a última busca retomar os pontos de relação entre ambos os autores acerca da linguagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Furtado Goulart, Universidade de Brasília

Doutorado em andamento em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL) da Universidade de Brasília - UnB, acerca do conceito de "diálogo" e sua relação com a linguagem, na hermenêutica filosófica de Hans-Georg Gadamer. Mestrado em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL) da Universidade de Brasília - UnB, acerca da temporalidade e da simultaneidade no pensamento hermenêutico de Hans-Georg Gadamer. Graduação concluída em Filosofia pela Universidade de Brasília - UnB, (2017). Graduação concluída em Direito pelo Centro Universitário de Brasília - UniCeub (2015). Integrante do grupo de pesquisa Direito e Ações Afirmativas: Direitos Humanos na Diversidade (UnB). Interesse em Hermenêutica, Fenomenologia, Filosofia da Linguagem, Epistemologia e Pensamento decolonial. Interesse também em Direitos Humanos, Hermenêutica Jurídica, Filosofia do Direito, Neoconstitucionalismo latino-americano.

Referências

BENVENISTE, Émile. Problemas de Linguística Geral I. Campinas: Pontes Editores, 2005.

BENVENISTE, Émile. Problemas de Linguística Geral II. Campinas: Pontes Editores, 2006.

GADAMER, Hans-Georg. Verdade e Método I: Traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. 14ª edição. Petrópolis/Bragança Paulista: Vozes/Edusf, 2014, v.1.

GADAMER, Hans-Georg. Verdade e Método II: Complementos e índice. 6ª edição. Petrópolis/Bragança Paulista: Vozes/Edusf, 2011, v.2.

KLEIST, H. “Da elaboração progressiva os pensamentos na fala”. Tradução de Carlos Alberto Gomes. In: Floema, Ano IV, n. 4 A, p.75-80, out. 2008.

NUNES, B. Heidegger. O tempo na narrativa. São Paulo: Editora Ática S.A., 1995.

SCHLEIERMACHER, F. D. E. Hermenêutica: arte e técnica da interpretação. Petrópolis: Vozes, 1999.

Downloads

Publicado

10-02-2020

Como Citar

Furtado Goulart, P. (2020). HERMENÊUTICA FILOSÓFICA DE GADAMER E O PENSAMENTO DE ÉMILE BENVENISTE: a linguagem a partir do funcionamento da língua natural. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 9(17), 102–118. https://doi.org/10.26512/pl.v9i17.27234

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)