A REALIDADE OBJETIVA DA UTUPË COMO ALTERNATIVA AO CETICISMO EPISTEMOLÓGICO MODERNO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v9i17.26928

Palavras-chave:

Utupë. Xamanismo. Filosofia Yanomami. Ontologia. Epistemologia.

Resumo

O presente ensaio aborda a filosofia Yanomami, exposta na obra A queda do céu, a partir do conceito de utupë, traduzido pelos pesquisadores como imagem. Para muitos comentadores, tal conceito é a chave de compreensão da cosmo-ontologia Yanomami. Este trabalho argumenta em favor da originalidade da utupë se comparada ao paradigma ocidental de representação, de sua distinção em relação à Ideia platônica e de sua fecundidade ontológica e epistemológica. Do ponto de vista ontológico, o ensaio expõe o caráter de essência ou verdadeiro interior dos seres abarcado pela utupë, bem como sua eternidade e universalidade. No que concerne à epistemologia, o trabalho destaca a utupë como principal fonte epistêmica do xamanismo Yanomami e articula uma arrojada hipótese de pesquisa: a intuição sobrenatural, modalidade de conhecimento por apreensão direta da utupë, pode ser uma superação da fratura ontognoseológica subjacente à oposição sujeito-objeto e uma resposta ao sempre incômodo problema do ceticismo epistemológico.

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Biografia do Autor

Munir Bazzi, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (2003), residência médica em Infectologia pelo Instituto de Infectologia Emílio Ribas, São Paulo (2013), atualmente cursa graduação em filosofia na Universidade Federal do Paraná (2016)

Mariana Back, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Desenho Industrial - Design Digital pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2014). Graduanda em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Referências

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Publicado

10-02-2020

Como Citar

Bazzi, M., & Burigo Guimarães Back, M. (2020). A REALIDADE OBJETIVA DA UTUPË COMO ALTERNATIVA AO CETICISMO EPISTEMOLÓGICO MODERNO. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 9(17), 212–225. https://doi.org/10.26512/pl.v9i17.26928

Edição

Seção

Ensaios