PRELÚDIO PARA FILOSOFIA DA CIÊNCIA

o vazio entre pré-Socráticos e Aristóteles

Autores

  • Natan Aparecido da Cunha Esbravilheri UNESP: Câmpus de Marília - Faculdade de Filosofia e Ciências

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v8i16.23781

Palavras-chave:

Pré-socráticos. Aristóteles. Vazio. Filosofia das Ciências.

Resumo

No presente artigo, nos dedicamos a realizar uma análise acerca do vazio na filosofia de Aristóteles. No entanto, para realizar tal atividade teremos de voltar ao comumente aceito como vazio, isto é, localidade onde não existe nada. Essa definição não é suficiente, logo buscamos outras colocações sobre esse tema. Para realizar o nosso desenvolvimento devemos retomar os antigos, o foco, então, se volta para dois pré-socráticos Demócrito e Leucipo. O desdobramento que se segue, coloca em evidência o pensamento de Aristóteles, em primeiro movimento, explicitamos a questão do método aristotélico. Em segundo momento, vamos em direção ao conceito de lugar. Ao fim da exposição sobre o vazio, evidenciamos as distinções entre o vazio para os pré-socráticos e para Aristóteles. Em seguida é realizada uma breve discussão sobre a importância da filosofia da physis aristotélica para a compreensão do universo conceitual contemporâneo e para toda a filosofia da ciência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natan Aparecido da Cunha Esbravilheri, UNESP: Câmpus de Marília - Faculdade de Filosofia e Ciências

Graduando em Filosofia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", campus de Marília, Faculdade de Filosofia e Ciências (UNESP-FFC).

Referências

ANGIONI, Lucas (2004). A Filosofia da Natureza de Aristóteles. Ciência and Ambient 28.

ARISTÓTELES. Metafísica vol. II, 2ª edição. Ensaio introdutório, tradução do texto grego, sumário e comentários de Giovanni Reale. Tradução portuguesa Marcelo Perine. São Paulo. Edições Loyola. 2002.

ARISTÓTELES. Física. Tradução de Guilhermo R. de Echandía. Madrid: Gredos, 1995.

ARISTÓTELES. O tratado do Lugar e do vazio. Tradução de Arlene Reis, Fernando Coelho e Luís Felipe Bellintani Ribeiro. Anais de Filosofia Clássica, vol. V nº 9, 2011.

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de filosofia. 2. ed. São Paulo: Mestre Jou, 1982.

BARNES, Jonathan. Filósofos pré-socráticos. 2. ed. Trad. Julio Fischer. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BERGSON, Henri. O que Aristóteles Pensou sobre o Lugar. Tradução Anna Lia A. de Almeida Prado. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2013.

BRÉHIER, Émile. Historia de la filosofía, vol I. Ed. Sudamericana, Buenos Aires, 1962.

BURNET, John. O Despertar da Filosofia Grega. Tradução Mauro Gama. São Paulo: Editora Siciliano, 1994.

G. S. KIRK, J. E. RAVEN, M. SCHOFIELD. Os filósofos pré-socráticos: história crítica com seleção de textos. trad. Carlos Alberto Louro Fonseca. - 6ª ed. - Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2008.

NIETZSCHE, Friedrich. A Filosofia na Idade Trágica dos Gregos. Lisboa: Edições 70, 1987.

MESQUITA, A. P. Introdução Geral às Obras Completas de Aristóteles, Lisboa, Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 2005.

PORCHAT PEREIRA, Oswaldo. Ciência e dialética em Aristóteles. 1. ed. São Paulo: Editora UNESP, 2001.

SIMPLICIUS. On Aristotle Physics 8.1-5. Trad. István Bodnár, Michael Chase, Michael Share. 1ª ed. New York: Bloomsbury Academic, 2012.

SPINELLI, Miguel. A Noção de 'Arché' no Contexto da Filosofia dos Pré-Socráticos. Hypnos (São Paulo), São Paulo, v. 07, n.08, p. 72-92, 2002.

ZATERKA, Luciana. A Filosofia experimental na Inglaterra do século XVII: Francis Bacon e Robert Boyle. São Paulo: Associação Editorial Humanitas: FAPESP, 2004.

Downloads

Publicado

31-08-2019

Como Citar

da Cunha Esbravilheri, N. A. (2019). PRELÚDIO PARA FILOSOFIA DA CIÊNCIA: o vazio entre pré-Socráticos e Aristóteles. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 8(16), 11–36. https://doi.org/10.26512/pl.v8i16.23781

Edição

Seção

Artigos