O CONCEITO DE DIALÉTICA E A NOÇÃO DE EXPERÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.26512/pl.v7i14.22070Palabras clave:
Dialética. Experiência. Hegel.Resumen
Por meio de uma pesquisa bibliográfica, buscou-se estudar no pensamento de Hegel o conceito de dialética (na Enciclopédia das ciências filosóficas) e a noção dialética de experiência (Fenomenologia do Espírito). O conceito de dialética se mostra como um processo imanente constituído de três faces: face abstrata (do entendimento), face dialética (negativamente-racional) e a face especulativa (positivamente-racional), que apreende a unidade das determinações contrárias. No caso da noção dialética de experiência, diferente de outras filosofias, mostra-se como uma atividade imanente, intrínseca e necessária da consciência consigo mesma, isto é, sujeito, objeto e padrão de medida são inter-dependentes, tornando o processo de conhecimento mais próximo aos objetos e passível de crítica e revisão.
Descargas
Citas
HEGEL, G.W.F. Enciclopédia das ciências filosóficas em compêndio -vol.1. Tradução de Paulo Meneses, com colaboração de José Machado. São Paulo: Loyola, 1995.
HEGEL, G.W.F. Fenomenologia do Espírito. Tradução de Paulo Meneses, 9ª ed. (2014), Editora Vozes e Editora universitária São Francisco; 2ª reimpressão (abril/2016).
KONDER, Leandro. Hegel: a razão quase enlouquecida. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1991.
INWOOD, Michael. Dicionário Hegel. Tradução de Álvaro Cabral, Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.
MENESES, Paulo. Para Ler a Fenomenologia do Espírito -Roteiro. 3ª edição. São Paulo: Loyola, 1992.
NOBRE, Marcos. Como nasce o novo.1ª ed. São Paulo: Editora Todavia, 2018.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 PÓLEMOS ”“ Revista de Estudantes de Filosofia da Universidade de Brasília

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Todos os trabalhos que forem aceitos para publicação, após o devido processo avaliativo, serão publicados sob uma licença Creative Commons, na modalidade Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International Public License (CC BY-NC-ND 4.0). Esta licença permite que qualquer pessoa copie e distribua a obra total e derivadas criadas a partir dela, desde que seja dado crédito (atribuição) ao autor / Ã autora / aos autores / às autoras.