SOCRÁTES, A FILOSOFIA E A CIDADE
considerações a partir da “Apologia de Sócrates”, de Platão
DOI:
https://doi.org/10.26512/pl.v7i13.14653Palavras-chave:
Platão. Apologia de Sócrates. Discurso filosófico. Pólis grega.Resumo
O julgamento de Sócrates, ocorrido em Atenas no ano de 399 a.C., encontra-se entre os fatos mais marcantes da história da Grécia Antiga. Uma das maiores referências a esse acontecimento encontra-se na Apologia de Sócrates, escrita por Platão, que fornece o panorama para pensarmos os problemas de legitimação da filosofia no espaço da pólis, bem como sua relação com as outras vozes da cidade, tradicionais ou não. Nesse contexto, impõe-se à filosofia a tarefa de construir para si mesma uma forma discursiva apropriada. O objetivo deste texto é apresentar a Apologia de Sócrates como a elaboração de um paradigma discursivo para a filosofia. Para tanto, será necessário desenvolver as distinções conceituais entre essa modalidade de discurso e as demais poética (religião), sofística (educação) e retórica (política).
Downloads
Referências
ARISTÓFANES. As Nuvens. Tradução de Gilda Maria Reale Starzynski. In: PESSANHA, José A. Motta (Ed.). Sócrates. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1980. p. 167-222. (Os Pensadores)
CASSIN, Bárbara. O efeito sofístico: sofística, filosofia, retórica, literatura. Tradução de Ana Lúcia de Oliveira, Maria Cristina Franco Ferraz e Paulo Pinheiro. São Paulo: 34, 2005.
GUTHRIE, W. K. C. Os sofistas. Tradução de João Rezende Costa. São Paulo: Paulus, 1995.
HADOT, Pierre. O que é Filosofia Antiga? Tradução de Dion Davi Macedo. 6. ed. São Paulo: Loyola, 2014.
JAEGER, Werner. Paidéia: a formação do homem grego. Tradução de Artur M. Parreira. 6. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.
PLATÃO. Apologia de Sócrates, Eutífron, Críton. Tradução de André Malta. Porto Alegre: L&PM, 2008.
_________. Diálogos. Tradução de Carlos Alberto Nunes. Belém: EDUFPA, 1973. 13 v.
_________. Mênon. Tradução de Maura Iglésias. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio; Loyola, 2001.
ROSSETTI, Livio. O diálogo socrático. Tradução de Janaína Mafra. São Paulo: Paulus, 2015.
VERNANT, Jean-Pierre. As origens do pensamento grego. Tradução de Ísis Borges B. da Fonseca. Rio de Janeiro: Difel, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 PÓLEMOS ”“ Revista de Estudantes de Filosofia da Universidade de Brasília
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Todos os trabalhos que forem aceitos para publicação, após o devido processo avaliativo, serão publicados sob uma licença Creative Commons, na modalidade Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International Public License (CC BY-NC-ND 4.0). Esta licença permite que qualquer pessoa copie e distribua a obra total e derivadas criadas a partir dela, desde que seja dado crédito (atribuição) ao autor / Ã autora / aos autores / às autoras.