IMBRICAÇÕES FOTONARRATIVAS NO FILME ACOSSADO (À BOUT DE SOUFFLE), DE JEAN-LUC GODARD

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v6i12.11769

Palavras-chave:

Nouvelle Vague. Godard. Acossado. Cinema. Semiótica.

Resumo

Buscou-se nesse artigo um diálogo entre visualidade e textualidade a partir da análise do filme Acossado, de Jean-Luc Godard. Esse filme foi um dos pioneiros da “Nouvelle Vague”, movimento cinematográfico da década de 60 que instaurou uma nova linguagem do cinema. Essa nova linguagem nasce a partir da proposta de um cinema autoral e inovações de técnicas narrativas que proporcionam uma diversidade de interpretações e diálogos que se dão pela quebra da narrativa tradicional cinematográfica. O filme de Godard apresenta um contínuo interstício entre imagens que dialogam diretamente com o espectador fazendo com que sua ação de ver o filme se torne ativa, e não passiva.   

Downloads

Biografia do Autor

Andressa Liz Menezes Ferro, Universidade de Brasília

Estudante de Teoria Crítica e História da Arte no Departamento de Artes Visuais da Universidade de Brasília - UnB.

Referências

BARTES, Roland. A Câmara Clara:Nota sobre a Fotografia/ Roland Bartes. Tradução:Júlio Castañon Guimarães ”“Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

DELEUZE, Gilles, 1925-1995. A imagem-tempo. Tradução: Eloisa de Araujo Ribeiro; revisão filosófica Renato Janine Ribeiro. São Paulo: Brasiliense, 2013 ”“(Cinema 2).

MARIE, Michel. A Nouvelle Vague e Godard/Michel Marie. Tradução: Eloisa A. Ribeiro, Juliana Araújo ”“Campinas, SP: Papirus, 2011. ”“(Coleção Campo Imagético)

MARIE, Michel; AUMONT, Jacques. A Análise do Filme. 3ª Edição, Armand Colin, 2004.

MASCARELLO, Fernando. História do cinema mundial. Tradução: Marcelo Felix”“7ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2012. ”“ (Coleção Campo Imagético)

Filmes Cinematográficos:

À BOUT DE SOUFLE (ACOSSADO). Jean-Luc Godard. França. Produtor: Georges de Beauregard. 1959. Tempo de Projeção: 90 minutos. PRETO& BRANCO. POLICIAL. Filme Cinematográfico.

Revistas:

L’Express, Situation du cinéma français” n. 71, maio de 1957.

L’Écran Français, n. 144, março de 1948.

Internet:

AUMONT, 2003. Dicionário Teórico e Críticode Cinema. Disponível em: https://gpesc.wordpress.com/2010/01/19/aumont-2003-%E2%80%93-dicionario-teorico-e-critico-de-cinema/. Acesso em: 16 de agosto de 2016 Ã s 11:00.

Downloads

Publicado

10-01-2018

Como Citar

Menezes Ferro, A. L. (2018). IMBRICAÇÕES FOTONARRATIVAS NO FILME ACOSSADO (À BOUT DE SOUFFLE), DE JEAN-LUC GODARD. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 6(12), 105–114. https://doi.org/10.26512/pl.v6i12.11769

Edição

Seção

Dossiê