PENSAR A POLÍTICA NA ÁFRICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v4i8.11701

Palavras-chave:

Pensar. Política. África. Abel Kouvouama.

Resumo

Para introduzir o tema da filosofia e política em África,  deliberadamente escolheremos por pensar filosoficamente a política (e não o político) na África. Alguns verão isso como uma ingerência no território tradicional da sociologia política ou da ciência política. No entanto, duas razões principais justificam tal escolha: a primeira diz respeito ao fato de que sempre se quis, desde Platão e Aristóteles, confinar a reflexão filosófica sobre o político seja à sua essência, seja às suas características fundamentais, distinguindo o aspecto normativo do aspecto positivo. Assim, a reflexão de Platão sobre a cidade ideal não corruptível em A República conduziu à compreensão da filosofia política como uma ciência arquitetônica: para que uma cidade seja justa, é indispensável que ela seja dirigida pelo filósofo ou pelo rei que será iniciado na ciência filosófica. A ciência filosófica e a ciência política se definem da mesma maneira, como a “a arte de dirigir a cidade de acordo com a justiça”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Ferrare Pinto, Universidade de Brasília

Graduado em Direito pelo Centro Universitário de Brasília - UniCEUB. Graduado em Filosofia pela Universidade de Brasília - UnB. É mestre em Teoria e Filosofia do Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ e mestrando em Ética e Filosofia Política pela Universidade de Brasília - UnB.

Downloads

Publicado

06-12-2016

Como Citar

Ferrare Pinto, T. . (2016). PENSAR A POLÍTICA NA ÁFRICA. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 4(8), 105–111. https://doi.org/10.26512/pl.v4i8.11701

Edição

Seção

Traduções