A FORMAÇÃO PARA O ENSINO DE FILOSOFIA DE 2004-2014

dez anos após as lutas pelas conquistas, quais serão os “novos” desafios?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v4i8.11700

Palavras-chave:

Ensino de Filosofia. Formação de Professores. Ensino Médio.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo fazer uma reflexão sobre os últimos dez anos de discussões sobre o ensino de Filosofia e a formação de professores-filósofos para a atuação no ensino médio. Esse trabalho tem como marco inicial um balanço feito no ano de 2004, partindo dos dois anos que precedem o parecer 2006/4 do CNE que trazia a exigência da presença da Filosofia e da Sociologia como disciplinas obrigatórias em todos os currículos das escolas de ensino médio do país em 7 de julho de 2006. Trabalhando com os debates surgidos neste período inicial (2004-2006) procuramos entender os seus desdobramentos até a homologação da lei nº 11.683 de 2 junho de 2008, que tornava o ensino das disciplinas de Sociologia e de Filosofia efetivamente como obrigatório; e os momentos posteriores, com o processo de consolidação das conquistas e ensaios de respostas aos novos desafios do ensino. Para isso, utilizamos como referencial teórico a história do tempo presente, trabalhando com alguns documentos oficiais, reportagens, notícias e sites dos Fóruns de Filosofia e da ANPOF.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Filosofia; Formação de Professores; Ensino Médio

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Biografia do Autor

Dimas Augusto Martorello Fernades, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Mestrando em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO).

Leonardo Luís Costa e Silva Giorno, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Graduando em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO).

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Publicado

06-12-2016

Como Citar

Martorello Fernades, D. A. ., & Costa e Silva Giorno, L. L. (2016). A FORMAÇÃO PARA O ENSINO DE FILOSOFIA DE 2004-2014: dez anos após as lutas pelas conquistas, quais serão os “novos” desafios?. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 4(8), 93–104. https://doi.org/10.26512/pl.v4i8.11700

Edição

Seção

Artigos