OS DESAFIOS PARA O ENSINO DE FILOSOFIA DIANTE DA REESTRUTURAÇÃO DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v4i7.11662

Palavras-chave:

Ensino de Filosofia. Ensino Médio. Reestruturação curricular.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre a situação conflitante que a disciplina de Filosofia vive dentro do currículo escolar do ensino médio após a sua reestruturação (BRASIL, 2012). Para tanto, analiso a sua inserção na escola levando em consideração alguns avanços e obstáculos que a disciplina vivencia desde a reestruturação curricular do ensino médio brasileiro. Com o auxílio de referenciais teóricos, discorro sobre a proposta de reestruturação curricular do respectivo nível de ensino, bem como sobre as possibilidades e impossibilidades de se desenvolver um trabalho de qualidade com a disciplina de Filosofia no ensino médio. Por fim, concluo este trabalho constatando que o fato de pensar a inclusão da Filosofia, dentro da nova proposta curricular, requer incisivas mudanças no currículo do ensino médio vigente. Caso isto não ocorra, não será possível a implantação de um currículo emancipatório, pois se o status quo não se modificar, a reestruturação curricular será apenas mais uma nova política que, fingindo ser colocada em prática, estará “presa no papel”.

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Biografia do Autor

Jorge da Cunha Dutra, Universidade de Brasília

Licenciado em Pedagogia (2005) pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Licenciado em Filosofia (2009), pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) (2009). Mestre (2010) e Doutor (2014) em Educação pela UFPel. Atualmente é Professor Substituto do Instituto de Educação da FURG e Professor de Filosofia na Escola Estadual de Ensino Médio Eng. Roberto Bastos Tellechea, no município do Rio Grande(RS).

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Publicado

06-12-2015

Como Citar

da Cunha Dutra, J. (2015). OS DESAFIOS PARA O ENSINO DE FILOSOFIA DIANTE DA REESTRUTURAÇÃO DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 4(7), 18–39. https://doi.org/10.26512/pl.v4i7.11662

Edição

Seção

Dossiê