A EDUCAÇÃO NOS “CADERNOS PRETOS” DE HEIDEGGER
DOI:
https://doi.org/10.26512/pl.v3i6.11650Palabras clave:
Educação. Formação. Heidegger. Cadernos Pretos.Resumen
Este artigo investiga nos “Cadernos Pretos” o que Heidegger entende com o tema educação, formação e cultura no contexto moderno-contemporâneo. Inserido na tradição filosófica ocidental, Heidegger entende que a questão educação e formação, sob domínio do pensamento metafísico, sofreu uma formalização e foi reduzida a uma instrumentalização. Somente através do esgotamento das possibilidades do modelo metafísico e da abertura para um novo princípio, no qual se prepara o acesso para com os acenos da verdade na história e na liberdade, a educação e a formação do homem poderão ter êxito num modo verdadeiro, inaugural e libertador.
Descargas
Citas
Fernandes, Marcos A. Heidegger e educação,Uma meditação histórico-ontológica, em: Filosofia e Educação, vol. 5 Nr. 3 (2014), pg. 55-86.
Kahlmeyer-Mertens, Roberto S. Heidegger & a Educação, Belo Horizonte, Autêntica Editora, 2008.
Heidegger, Martin. Gesamtausgabe IV Abteilung. Hinweise und Aufzeichnungen Band 94 Ueberlegungen II-VI (Schwarze Hefte 1931-1938), Vitt. Klostermann, Frankfurt 2014.
Heidegger, Martin. Gesamtausgabe IV. Abteilung: Hinweise und Aufzeichnunbgen, Band 95 Uberlegungen VII-XI (Schwarze Hefte 1938/39), Vitt. Klostermann, Frankfurt 2014.
Heidegger, Martin. GesamtausgabeIV Abteilung: Hinweise und Aufzeichnungen Band 96 Ueberlegungen XIII-XV (Schwarze Hefte 1939-1941.Vitt. Klostermann, Frankfurt, 2014.
Historisches Wörterbuch der Philosophie, hrsg. J. Ritter, Band 2, Darmstadt Wissenschaftliche Buchgesellschaft, 1972.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Pólemos

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Todos os trabalhos que forem aceitos para publicação, após o devido processo avaliativo, serão publicados sob uma licença Creative Commons, na modalidade Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International Public License (CC BY-NC-ND 4.0). Esta licença permite que qualquer pessoa copie e distribua a obra total e derivadas criadas a partir dela, desde que seja dado crédito (atribuição) ao autor / Ã autora / aos autores / às autoras.