MEMÓRIA, IMAGEM E ARTE CONTEMPORÂNEA

possibilidades de leitura fenomenológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v3i5.11585

Palavras-chave:

Memória. Fenomenologia. Arte Contemporânea. Colecionismo. Apropriação.

Resumo

Este artigo pretende investigar o diálogo que a arte contemporânea pode estabelecer entre artista e público. Analisando os trabalhos de Christian Boltanski e Joseph Cornell, que têm como ponto comum a memória, pretende-se discorrer, por meio de conceitos da consciência fenomenológica, sobre as relações entre consciência, objeto de arte e fruidor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suzzana Magalhães de Oliveira, Universidade de Brasília

Bacharel em Artes Plásticas pela Universidade de Brasília. Atualmente integra o Coletivo Curatorial "Ponto, Obra", cujo o trabalho mais recente foi a exposição intitulada Kohë dhe Kujtesë: Gravura Bashkëkohore Braziliane (Tempo e Memória: gravuras brasileiras contemporâneas), que ocorreu no Museu Histórico Nacional de Tirana, na Albânia, em 2013.

Referências

ARTNER, Alan G. Boltanski: The Artist as both killer and clown. In: Dark Lessons. Chicago: 1 de maio de 1988.

DRAKE, Ascha. SOMMERS, Joan. The Joseph Cornell Box. Maine: Cider Mill Press, 2006.

GRENIER, Catherine. BOLTANSKI, Christian. ThePossible life of Christian Boltanski. Boston: MFA Publications, 2009.

HUSSERL, Edmund. Ideias para uma fenomenologia pura. São Paulo: Ideias e letras, 2002.

OBRIST, Hans Ulrich. Entrevistas: volume 2. Tradução: Diogo Henriques. Rio de Janeiro: Cobogó; Belo Horizonte: Inhotim, 2009.

RUFINONI, Priscila. Liberdade dramática: ética e literatura na escrita de Sartre. In: Kriterionvol. 49no. 117, Belo Horizonte, 2008.

SARTRE, Jean Paul. Imaginação. Col. Os Pensadores, p. 33. Tradução Luis Roberto Salinas Fortes. São Paulo: ed. Abril Cultural, 1978.

SARTRE, Jean Paul. O Imaginário. São Paulo: Ática, 1996.

WALDMAN, Diane. Joseph Cornell: Master of Dreams. Nova Iorque: Abrams, 2002.

Downloads

Publicado

12-09-2014

Como Citar

Magalhães de Oliveira, S. (2014). MEMÓRIA, IMAGEM E ARTE CONTEMPORÂNEA: possibilidades de leitura fenomenológica. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 3(5), 61–80. https://doi.org/10.26512/pl.v3i5.11585

Edição

Seção

Artigos