EDUCAÇÃO COMO BASE PARA A LIBERDADE

a proposta pedagógica kantiana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v2i4.11571

Palavras-chave:

Educação. Iluminismo. Autonomia. Liberdade. Imperativo Categórico.

Resumo

A educação é para Immanuel Kant (1724-1804) tanto atividade cotidiana (prática pedagógica) como também um objeto de reflexão filosófica, principalmente quanto entendida enquanto auxiliadora na formação do indivíduo moral. Nesse sentido, ao se partir do pressuposto kantiano de que o homem não nasce moral, mas torna-se moral, tem-se a hipótese de que a educação para Kant seria responsável por ajudar a formação moral do indivíduo, formação esta fundamentada principalmente na possibilidade de aquisição da autonomia por parte do sujeito. Assim sendo, a questão que se põe é: como pode a educação, tomada aqui enquanto prática pedagógica, ajudar o indivíduo a alcançar a autonomia e, assim, formar indivíduos moralmente corretos? Desse modo, tendo como fundamento os escritos kantianos, o presente artigo tem como objetivo analisar o modo como Kant entende a relação entre educação, moralidade e autonomia para, ao fim, fundamentar uma prática filosófico pedagógica baseada na formação moral de indivíduos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Filicio Mulinari e Silva, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), com bolsa da CAPES. Faz parte do Grupo de Pesquisa Pensamento e Linguagem (UFES), com pesquisa na linha de Ontologia e Linguagem. Especialista em Educação. Possui graduação em Filosofia pela UFES (2011). Tem experiência e interesse na área de Filosofia da Linguagem e Filosofia da Educação.

Referências

CAMBI, Franco. História da pedagogia. São Paulo: Unesp, 1999.

CAYGILL, Howard. Dicionário Kant. Rio de Janeiro: Zahar, 2000.

CHAUÍ, M. Kant. Vida e Obra. In: KANT, I. Crítica da Razão Pura. Trad.: Valério Rohdene Udo Valdur Moosburger. São Paulo: Nova Cultural, 1999.

COLOMER, Eusebi. El pensamiento alemán de Kant a Heidegger. Barcelona: Editorial Herder, 1993.

DALBOSCO, Claudio. Kant e a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

HÖFFE, Otfried.Immanuel Kant. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

IACONO, Alfonso. Caminhos de saída do estado de menoridade. Rio de Janeiro: Editora Nova Aguilar, 2001.

KANT, Immanuel. Fundamentação da metafísica dos costumes. Tradução de António Pinto de Carvalho. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1964.

KANT, Immanuel. Prolegômenos a todametafísica futura. Trad. de Artur Morão; Lisboa: Edições 70, 1988.

KANT, Immanuel. Resposta à pergunta: o que é o Iluminismo? In: A paz perpétuae outros opúsculos, Lisboa, Edições 70, 1990.

KANT, Immanuel. Sobre a Pedagogia. Tradução de Francisco Cock Fontanella. 52ª.edição. Piracicaba-SP. Editora Unimep, -2006.

KANT, Immanuel. Textos Seletos. Petrópolis: Vozes, 2005.

KUEHN, Manfred. Kant: a biography. Cambridge: University Press, 2001.

BRASIL. Congresso Nacional. LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, dez. 1996.

NODARI, P.C. A teoria dos dois mundos e o conceito de liberdade em Kant. Caxias do Sul: Educs, 2009.

PINHEIRO, Celso de Moraes. Kant e a educação: reflexões filosóficas. Caxias do Sul: Educs, 2007.

VAZ, Henrique C. de Lima. Escritos de filosofia IV: introdução à ética filosófica 1. São Paulo: Loyola, 1999.

WOOD, Allen. Kant. Porto Alegre: Artmed, 2008.

Downloads

Publicado

20-03-2014

Como Citar

Mulinari e Silva, F. (2014). EDUCAÇÃO COMO BASE PARA A LIBERDADE: a proposta pedagógica kantiana. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 2(4), 106–124. https://doi.org/10.26512/pl.v2i4.11571

Edição

Seção

Artigos