LACAN LEITOR DE POLITZER
elementos filosóficos em torno da fundamentação de uma psicologia concreta
DOI:
https://doi.org/10.26512/pl.v2i3.11550Palavras-chave:
Psicologia concreta. Abstracionismo. Personalidade. Lacan. Politzer.Resumo
O presente artigo pretende ser uma introdução ao primeiro momento da trajetória intelectual de Jacques Lacan através da assimilação feita por ele do pensamento de Georges Politzer, o que será feito através da aproximação crítica de duas obras centrais: a tese de doutoramento de Lacan (Da Psicose Paranóica em suas relações com a Personalidade) e a Crítica dos fundamentos da psicologia de Politzer. A partir delas, será feito um estudo em busca dos fundamentos teórico-filosóficos que motivaram Lacan na crítica ao organicismo e ao automatismo mental próprios do abstracionismo da psicologia clássica da época, focando na trajetória à psicologia concreta fundada no fenômeno da personalidade. Entrementes, intentar-se-á introduzir a ampla temática que permeia o primeiro contato de Lacan com a psicanálise freudiana, sem deixar de lado as questões filosóficas envoltas nessa problemática.
Downloads
Referências
CANGUILHEM, G. O que é psicologia? IN: Revista Impulso. Piracicaba: Editora UNIMEP, 1999.
LACAN, J. Da psicose paranóica em suas relações com a personalidade. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1987.
POLITZER, G. Crítica dos fundamentos da psicologia. 2.ed.Piracicaba: Editora UNIMEP, 2004.
ROUDINESCO, E. Jacques Lacan: esboço de uma vida, história de um sistema de pensamento. 2.ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
SIMANKE, R.T. Metapsicologia lacaniana-os anos de formação. Paraná: Editora UFPR, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Pólemos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Todos os trabalhos que forem aceitos para publicação, após o devido processo avaliativo, serão publicados sob uma licença Creative Commons, na modalidade Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International Public License (CC BY-NC-ND 4.0). Esta licença permite que qualquer pessoa copie e distribua a obra total e derivadas criadas a partir dela, desde que seja dado crédito (atribuição) ao autor / Ã autora / aos autores / às autoras.