SOBRE O PARADOXO DO CÉTICODE WITTGENSTEINENUNCIADO POR SAUL KRIPKE
DOI:
https://doi.org/10.26512/pl.v1i2.11538Palavras-chave:
Paradoxo do cético. Regra. Argumento da Linguagem Privada. Condições de Verdade. Condições de Justificação.Resumo
No presente trabalho, apresenta-se o paradoxo do cético de Wittgenstein que, segundo Kripke, estabelece que nenhum curso de ação pode ser determinado por uma regra, pois não há como garantir que o aprendizado passado de uma regra determine qualquer comportamento consoante tal regra no futuro. Posteriormente, apresenta-se a solução ao paradoxo, que, para Kripke, residiria no argumento contrário à linguagem privada, passando pela mudança no pensamento de Wittgenstein, do Tractatus à s Investigações Filosóficas, caracterizada corretamente por Kripke como uma mudança de uma teoria de condições de verdade para uma teoria de condições de justificação.
Downloads
Referências
KRIPKE, Saul. Wittgenstein on Rules and Private Language. Cambridge: Harvard University Press, 1982.
WITTGENSTEIN, Ludwig. Investigações Filosóficas. Trad. Marcos G. Montagnoli. 6 ed. Petrópolis; Vozes, 2009.
_________________. Tractatus Logico-Philosophicus. Trad. Luiz Henrique Lopes dos Santos. 3 ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Pólemos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Todos os trabalhos que forem aceitos para publicação, após o devido processo avaliativo, serão publicados sob uma licença Creative Commons, na modalidade Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International Public License (CC BY-NC-ND 4.0). Esta licença permite que qualquer pessoa copie e distribua a obra total e derivadas criadas a partir dela, desde que seja dado crédito (atribuição) ao autor / Ã autora / aos autores / às autoras.