OS FUNDAMENTOS DO PROBLEMA DO REALISMO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v1i2.11530

Palavras-chave:

Michael Dummett. Metafísica. Realismo. Teoria do significado. Hilary Putnam.

Resumo

Este trabalho visa discutir o problema do realismo, mais precisamente a abordagem denominada de "realismo natural" e o antirrealismo proposto por Michael Dummett. A abordagem aqui utilizada privilegia essas duas posições por um motivo muito simples: elas parecem exemplificar e contrastar as questões acerca dos fundamentos do problema do realismo. O propósito desse trabalho é fazer uma exposição que mostre como a partir de uma questão fundamental, qual seja uma teoria acerca da percepção, e do tratamento desta questão como um postulado básico para suas teorias, Putnam e Dummett constroem teorias radicalmente diferentes, uma o "realismo ingênuo" e outra o antirrealismo de Dummett, que ainda assim são alternativas genuínas uma a outra. Nesse sentido o que esse trabalho irá mostrar é como a argumentação a favor de cada teoria é fundada em um pressuposto axiomático e como a adoção de uma ou outra teoria da percepção pode nos conduzir de uma a outra teoria por um meio legítimo que não incorre em incoerência argumentativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Castelo Branco Medeiros, Universidade de Brasília

Graduando em Filosofia pela Universidade de Brasília.

Referências

BROCK, Stuart. MARES, Edwin. Realism and Anti-Realism. Ithaca: McGill-Queen’s University Press, 2007.

DUMMETT, Michael. Realism. In: Truth and Other Enigmas.Cambridge: Harvard University Press, 1978.

__________. The Logical Basis of Metaphysics. Cambridge: Harvard University Press, 1991.

__________. The Seas of Language. Oxford: Clarendon Press, 1993.

__________. Thought and Reality. Oxford: Clarendon Press, 2006.

__________.The Nature and Future of Philosophy. New York: Columbia University Press, 2010.

PUTNAM, Hilary. (1999) Corta Tripla: Mente, Corpo e Mundo. Trad. sob a direção de Adail Sobral. Aparecida, São Paulo: Idéias & Letras, 2008.

RORTY, Richard. Objetivismo, relativismo e verdade. Trad. Marco Antônio Casanova. Rio de Janeiro: Relume-Dulamará, 1997.

TARSKY, Alfred. O conceito de verdade nas linguagens formalizadas. In: Mortari, Cezar A. Dutra, Luiz Henrique. (Org). A concepção semântica de verdade: Textos clássicos de Tarski.São Paulo: Editora UNESP, 2007.

Downloads

Publicado

15-03-2013

Como Citar

Castelo Branco Medeiros, F. . (2013). OS FUNDAMENTOS DO PROBLEMA DO REALISMO. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 1(2), 85–101. https://doi.org/10.26512/pl.v1i2.11530

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)