LIBERDADE, NECESSIDADE E MORAL EM HUME

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v1i1.11491

Palavras-chave:

Hume. Liberdade. Necessidade. Moral.

Resumo

Qualquer um que esteja familiarizado com o modo como Hume trata a questão liberdade e necessidade, tanto no Tratado como na Investigação, dá-se conta de que sua argumentação divide-se em duas partes: primeiramente, Hume oferece argumentos para estabelecer a tese segundo a qual nossas ações são determinadas; na sequência, o filósofo se pronuncia acerca do modo como essa discussão está relacionada com a moral. Sobre esse último ponto, ele afirma ”“ assumindo uma posição diametralmente oposta ao modo tradicional de se pensar a questão ”“ que, em vez de incompatíveis, liberdade e necessidade são não apenas consistentes, mas também requeridas pela moralidade. Explicar por que, segundo Hume, liberdade e necessidade seriam ambas essenciais para a moral é o ponto central deste texto, razões que, curiosamente, passaram despercebidas a um conjunto respeitável de comentadores. Com efeito, o correto entendimento dessa questão passa por aquilo que Hume considera o objeto próprio de nossos sentimentos morais e o modo como tais sentimentos são produzidos, algo cuja compreensão requer uma análise do segundo livro do Tratado, o livro Das Paixões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Cruz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

É graduado em licenciatura e bacharelado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente, é professor da disciplina no Ensino Médio.

Referências

AYER, A. J. Hume.São Paulo, Edições Loyola, 2003.

BOTTERILL, George. Hume on Liberty and Necessity. In: MILLICAN, Peter. Reading Hume on Human Understanding ”“Essays on the first Enquire. New York, Oxford University Press, 2002.

HUME, David. Investigações sobre o Entendimento Humano e sobre os Princípios da Moral. Tradução de José Oscar de Almeida Marques. São Paulo, UNESP, 2004.

______Tratado da Natureza Humana: uma tentativa de introduzir o método experimental de raciocínio nos assuntos morais.Tradução de Déborah Danowski. 2ª edição. São Paulo, UNESP, 2009.

RUSSELL, Paul. Freedom and Moral Sentiment -Hume’s Way of Naturalizing Responsibility. New York,Oxford University Press, 1995.

STROUD, Barry. Hume.London, Routledge & Kegan Paul, 1977.

Downloads

Publicado

30-05-2012

Como Citar

Cruz da Silva, T. . (2012). LIBERDADE, NECESSIDADE E MORAL EM HUME. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 1(1), 188–200. https://doi.org/10.26512/pl.v1i1.11491

Edição

Seção

Artigos