WALTER BENJAMIN E AS IMAGENS DA HISTÓRIA

possibilidades de uma crítica social a partir da arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v1i1.11485

Palavras-chave:

Crítica de arte. Crítica social. Walter Benjamin. História. Imagem.

Resumo

O artigo pretende tematizar algumas considerações de Walter Benjamin a respeito das potencialidades de crítica social inerentes à arte de vanguarda e à crítica de arte. Com este objetivo, considerar-se-á, primeiramente, as implicações metodológicas de seu conceito de crítica, e, em seguida, suas reflexões acerca da linguagem e da destruição da aura e da experiência na modernidade,  com enfoque no poder da imagem na linguagem artística.

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Biografia do Autor

Letícia Botelho, Universidade de São Paulo

Doutoranda em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP) e mestra em Filosofia também pela Universidade de São Paulo (USP). Possui Licenciatura e Bacharelado em Filosofia pela Universidade de Brasília (UnB). Desenvolve pesquisa sobre Walter Benjamin e Bertolt Brecht. Tem experiência na área de Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria Crítica, teatro, estética e política. Participa do Grupo de Estudos em Estética Contemporânea do Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo (USP).

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Publicado

30-05-2012

Como Citar

Olano Morgantti Salustiano Botelho, L. (2012). WALTER BENJAMIN E AS IMAGENS DA HISTÓRIA: possibilidades de uma crítica social a partir da arte. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 1(1), 104–122. https://doi.org/10.26512/pl.v1i1.11485

Edição

Seção

Artigos