Física e Música
A desafinada história da consonância
DOI :
https://doi.org/10.26512/2446-564X2017e13366Mots-clés :
Física e Música, Consonância, HistóriaRésumé
Neste pequeno trabalho, evidencio algumas das principais contribuições dadas, desde Pitágoras até os dias de hoje, para a conceituação de consonância. Esse é um conceito central em música e sobre ele orbitam questões, tanto de natureza pragmática quanto epistemológica, que precisaram ser resolvidas de uma maneira ou de outra. Na antiguidade clássica, esse conceito estava fortemente atrelado à concepção de Cosmos que vem sendo progressivamente deteriorada, ao longo dos últimos dois milênios. Novas evidências apontam, por exemplo, para a necessidade de se levar em conta fatores sociais e linguísticos para compreender a preferência de determinado grupo de pessoas por intervalos musicais específicos em detrimento de outros.
Téléchargements
Références
POLITO, Antony M. M., and Olavo L.S.F. "A filosofia da natureza dos Pré-Socráticos."Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 30, n. 2, p. 323-361. 2014.
RODRIGUES, José Francisco. "A matemática e a música." Lisboa, PT 200, 1999.
JACHELLI, Thiago. Afinação e temperamento desigual no barroco. Monografia de conclusão de curso. Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2010.
BOWLING, Daniel L., and Dale Purves. A biological rationale for musical consonance. Proceedings of the National Academy of Sciences 112.36, 2015.
LAGO, BL. A guitarra como um instrumento para o ensino de física ondulatória. Rev. Bras. Ensino Fís.[online] 37.1, 2015.
CAMPOS, Luís Melo, A música e os músicos como problema sociológico, Revista Crítica de Ciências Sociais, 78, 71-94, 2007.
MED, Bohumil. Teoria da música. Musimed, 1996.
VON BÉKÉSY, Georg. Experiments in hearing. Ed. Ernest Glen Wever. Vol. 8. New York: McGraw-Hill, 1960.
HAN, Shui’er, et al. Co-variation of tonality in the music and speech of different cultures. PLoS One 6.5 e20160, 2011.
PARKER, Barry. Good vibrations: the physics of music. JHU Press, 2010.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Physicae Organum 2017

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

