Como o Sistema Solar se formou A Busca pelo Planeta Desconhecido
DOI :
https://doi.org/10.26512/2446-564X2017e13364Mots-clés :
Sistema Solar, planeta 9Résumé
Apresento uma síntese dos processos de formação e evolução dinâmica primordial do Sistema Solar desde o colapso da nebulosa primordial até a formação dos planetas. A seguir, descrevo os processos de migração planetária que se seguiram à formação planetária. Em seguida, apresento um histórico da busca por planetas desconhecidos do Sistema Solar, passando pela descoberta de Netuno e Plutão. Finalmente, apresento as recentes evidências que apontam para a possibilidade da existência de um planeta ainda não descoberto nos confins do Sistema Solar.
Téléchargements
Références
Gomes 1987, Análise dos resíduos nas coordenadas de Urano e Netuno: estudo da hipótese do planeta X, tese de doutorado, Observatório Nacional, Rio de Janeiro, Brasil.
Lissauer 1993, Planet Formation, in Annu. Rev. Astron. Astrophys. 31:129-74
Ward 1997, Protoplanet Migration by Nebula Tides, Icarus 126, 261-281.
Gomes et al. 2005, Origin of the cataclysmic Late Heavy Bombardment period of the terrestrial planets, Nature 435, 466-469.
Batygin and Brown 2016, Evidence for a Distant Giant Planet in the Solar System, Astron. J. 151, article 22.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Physicae Organum 2017

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

