LABMEET: UM CLICK AO CONHECIMENTO – PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE MATERIAIS E MISTURAS

Autores/as

  • Fernando Ferreira Martins Universidade de Brasília
  • Wesley Pereira da Silva Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)

Palabras clave:

Ensino de ciências. Ensino investigativo. Soluções e misturas.

Resumen

Dentro da realidade das escolas públicas tem se tornado constantes os problemas que atingem o sistema de ensino no geral, em especial o ensino de química. A investigação científica se mostra uma alternativa interessante, por se alinhar aos processos de construção e amplitude do conhecimento não somente dos alunos, mas também da comunidade escolar. A abordagem de ensino desenvolvida por meio do LabMeet teve como objetivo analisar as concepções dos estudantes sobre materiais e misturas e a sua possível relação com o seu cotidiano através da realização de aulas investigativas experimentais. O projeto foi desenvolvido com alunos do sexto ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública de ensino da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Participaram vinte cinco alunos da prática investigativa que teve como conteúdo o tema soluções e misturas. Houve a realização de experimentos, leitura de artigo e aferição dos conhecimentos dos estudantes por meio de formulário.  Ao final da aplicação do projeto, foi possível avaliar a boa aceitação e desenvolvimento dos alunos a proposta investigativa, permitindo concluir que o ensino investigativo pode contribui de forma significativa no processo de ensino aprendizado, corroborando para a construção dos conhecimentos nas aulas de ciências, em especial conceitos químicos.

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Publicado

2022-04-17

Cómo citar

Ferreira Martins, F., & Pereira da Silva, W. . (2022). LABMEET: UM CLICK AO CONHECIMENTO – PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE MATERIAIS E MISTURAS . Physicae Organum - Revista Dos Estudantes De Física Da UnB, 8(1), 180–200. Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/physicae/article/view/42269

Número

Sección

Ciência é 10!