O uso do arduino em uma abordagem significativa envolvendo o comportamento dual da luz em experimentos para o ensino médio.

Autores

Palavras-chave:

Aprendizagem significativa. Física moderna e contemporânea. TDICs. Experimentação. Arduino.

Resumo

Neste trabalho empregamos um experimento controlado pelo arduino na abordagem de tópicos de Física
Moderna e Comtemporânea, como o comportamento ondulatório e corpuscular da luz, por meio de práticas
experimentais envolvendo os fenômenos de polarização da luz e efeito fotoelétrico. Tomando como base conceitos
de Aprendizagem Significativa, introduzimos o assunto através de mapas conceituais que auxiliaram na
identificação dos subsunçores, empregamos atividades baseadas em Tecnologias Digitais de Informação e
Comunicação (TDIC) com o simulador PhET - Simulações Interativas e o Physics at School Lite para discutir
os tópicos, montamos sistemas experimentais com circuitos e, por fim, controlamos os experimentos pelo
smartfone com o intuito de enriquecer o trabalho através da aquisição de dados quantitativos. Os resultados
superaram os objetivos iniciais como ilustrado através das análises dos questionários, concluindo que os
estudantes apresentaram uma excelente receptividade aos experimentos realizados, bem como indicaram
as ocorrências de diferenciação progressiva e reconciliação integrativa, conceitos inerentes à Teoria da
Aprendizagem Significativa.

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Publicado

2023-01-09

Como Citar

Alves de Carvalho, S., & Francisco de Lima, J. . (2023). O uso do arduino em uma abordagem significativa envolvendo o comportamento dual da luz em experimentos para o ensino médio. Physicae Organum - Revista Dos Estudantes De Física Da UnB, 8(2), 48–74. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/physicae/article/view/43414

Edição

Seção

Artigos