PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE APRENDER CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO
Palavras-chave:
Ensino por investigação. Percepções dos Alunos de Ciências. Ensinoaprendizagem. Ensino Fundamental.Resumo
O ensino de Ciências por métodos investigativos proporciona a expansão do conteúdo para além dos conceitos teóricos, facilitando o desenvolvimento de habilidades cognitivas e tornando o aluno o protagonista do seu aprendizado. A aproximação dos conteúdos abordados em sala com a realidade pode facilitar o processo de ensinoaprendizagem, dessa forma, surge a ideia de explorar o contexto hídrico com os alunos, visto que todos residem na zona rural de Luziânia, Goiás. A presente pesquisa objetiva identificar as percepções dos alunos acerca do ensino por métodos investigativos. Trata-se de um estudo qualitativo exploratório, em que o instrumento de pesquisa consiste em um formulário eletrônico respondido pelos estudantes que participaram de uma aula de Ciências em que foi utilizada a investigação. A partir dos resultados coletados identificou-se cinco categorias de análise sobre as percepções dos alunos, conforme as três etapas operacionais de Bardin (2016): “Consigo entender melhor”; “A aula fica mais divertida”; “Falei para meus pais, amigos e familiares sobre o que aprendi na aula”; “Não entendo o objetivo da investigação” e “Acho difícil e chato”. A construção ativa do conhecimento gerou diversas percepções entre os alunos, em que a maioria afirma boa aceitação do método. O ensino por investigação consiste em um método de ensino que requer capacitação do docente e contém características essenciais para a formação qualificada dos discentes que, além de aprenderem o conteúdo teórico, desenvolvem habilidades cognitivas e pensamento crítico.
Palavras-chave: Ensino por investigação. Percepções dos Alunos de Ciências. Ensinoaprendizagem. Ensino Fundamental.
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