Sistemas Complexos aplicado a modelos epidemiológicos
Palavras-chave:
Sistemas Complexos. Modelos epidemiológicos. Sistemas dinâmicos.Resumo
Este trabalho visa discutir sobre sistemas complexos a partir dos modelos epidemiológicos SIR, SIRS, SEIR e SEIRS. É esperado que fique demonstrado a importância do estudo dos sistemas complexos, uma vez que este nos ensina também a reconhecer as limitações de modelos e mesmo de previsões via equações diferenciais. Esta área de estudo poderia ser tratada com outras abordagens, considerando que é uma área multidisciplinar, mas devido a esse momento histórico da pandemia do COVID-19, entender como modelos epidemiológicos funcionam é de suma importância.
Downloads
Referências
Bill & Melinda Gates Foundation. SIR and SIRS models. Institute for Disease Modeling (IDM), 2021. Disponível em: <https://docs.idmod.org/projects/emod-hiv/en/latest/model-sir. html>. Acesso em: 05 jan. 2021. 61, 64, 66, 68, 69
LINGE SVEIN; PETTER LANGTANGEN, H. Programming for computations-MATLAB/Octave. [S.l.]: Springer Nature, 2016. 71
MELOTTI, G. Aplicaçao de autômatos celulares em sistemas complexos: Um estudo de caso em espalhamento de epidemias. [S.l.: s.n.], 2009. 60
MITCHELL, M. Complexity: A guided tour. [S.l.]: Oxford University Press, 2009. 60
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Physicae Organum - Revista dos Estudantes de Física da UnB
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).