Abordagem alternativa para o ensino da transmissão e recepção de ondas eletromagnéticas

Autores

  • Rodrigo Teixeira Rossini UFRJ- Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

Desde Hertz, um novo mundo de oportunidades surgiu, onde a comunicação através de ondas eletromagnéticas fez com que distâncias ficassem menores e a sociedade mudasse a forma de se comunicar. Junto a essa inovação, tecnologias emergem a todo instante e siglas como AM, FM, Wi-Fi e 4G se tornaram corriqueiras em nossas vidas, sendo amplamente utilizadas e pouco discutidas em sala de aula. O objetivo deste trabalho é trazer uma abordagem alternativa sobre a transmissão de ondas eletromagnéticas, utilizando representações da técnica de modulação de uma maneira mais agradável e simples, utilizando-se de analogias figuras e animações que, utilizadas em sala de aula, podem aumentar e muito o potencial de aprendizado de alunos em um tema tão atual como este. Alunos que demonstram bastante curiosidade em aprender este tema, mas esbarram e desanimam com os formalismos teóricos e matemáticos.

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Publicado

2019-10-05

Como Citar

Teixeira, R. . (2019). Abordagem alternativa para o ensino da transmissão e recepção de ondas eletromagnéticas. Physicae Organum - Revista Dos Estudantes De Física Da UnB, 5(2), 79–88. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/physicae/article/view/23233