Análise de protoestrelas com dados observacionais abertos
Resumo
O estudo de regiões densas do meio interestelar é importante, pois são nessas regiões em que nascem as estrelas. Estas regiões são chamadas de nuvens moleculares e são frias, o que torna necessária sua observaçãoo na faixa do infravermelho ou microondas. Telescópios espaciais disponibilizam livremente os dados de suas observações, tal como o Telescópio Espacial Herschel, que observa na faixa do Infravermelho Distante (FIR, do inglês Far Infrared, 25-350 µm). Discutimos aqui como ter acesso a esses dados e tamb´em algumas funcionalidades para se analisar imagens de objetos estelares.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Ivan Soares Ferreira, Hugo Ataides Gomes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).