Um estudo do circuito elétrico atmosférico global
Palavras-chave:
FísicaResumo
O Circuito Elétrico Global é um modelo eletrodinâmico que tenta relacionar os mecanismos de geração de corrente na baixa atmosfera, na ionosfera e na magnetosfera. Com este modelo é possível explicar, por exemplo, os eventos atmosféricos transientes que ocorrem entre o topo da nuvem e a ionosfera logo depois de uma descarga elétrica causada pelos raios durante uma tempestade. O modelo de circuito proposto é baseado em um circuito RC, alimentado por fontes DC e AC, onde os elementos que representam as áreas de clima equilibrado são dados por uma resistência de clima equilibrado R CE e uma capacitância de clima equilibrado C CE e os elementos que representam áreas de tempestades são  alculados para estas condições, e dados por um conjunto de fontes, resistências e capacitores. Os resultados para este modelo foram similares aos encontrados na literatura. Por isso, foi também implementada uma extrapolação deste circuito, com o propósito de incluir os efeitos da magnetosfera e da conexão entre o Sol e a Terra. Isto foi feito usando-se um circuito RLC. Uma análise preliminar nos mostra que, como a indutância é extremamente baixa, não há alteração das correntes na baixa atmosfera.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Physicae Organum : Revista dos Estudantes de Física da Universidade de Brasília
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).