Múltiplas representações para o ensino de vetores: perspectivas proporcionadas por um tratamento da soma vetorial utilizando o compasso Euclidiano

Autores

  • Ele Machado Costa Instituto Federal de Brasília

Palavras-chave:

Física, Ensino de Física

Resumo

 

A partir da constatação acerca da dificuldade encontrada por alunos brasileiros em relação à soma vetorial, este trabalho visa analisar os tipos de representações utilizadas por estudantes na resolução de problemas sobre esse tópico. Foram analisados testes antes e depois da execução de uma sequência didática que utilizou o compasso Euclidiano como ferramenta para aplicar a regra do paralelogramo a fim de verificar se esse tipo de tratamento favoreceria a compreensão sobre módulo dos vetores resultantes.  O primeiro teste revelou a visão não intuitiva dos alunos em relação à soma de vetores em diferentes direções e falhas de conversão entre os registros algébrico e geométrico, enquanto o segundo mostrou que a utilização do registro geométrico facilitou o cálculo da intensidade do vetor resultante.

 

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Publicado

2015-03-13

Como Citar

Costa, E. M. (2015). Múltiplas representações para o ensino de vetores: perspectivas proporcionadas por um tratamento da soma vetorial utilizando o compasso Euclidiano. Physicae Organum - Revista Dos Estudantes De Física Da UnB, 1(1). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/physicae/article/view/13333

Edição

Seção

Artigos