Surdez e Direitos Humanos ”“ o que diz o Relatório Mundial sobre deficiência da Organização Mundial da Saúde

Auteurs-es

  • Aliny Lamoglia UNIRIO

Mots-clés :

educação; saúde

Résumé

Este é umartigo sobre o Relatório Mundial sobre Deficiência da OMS no que diz respeito à educação e inclusão social das pessoas Surdas. Analisei a correlação entre o fracasso acadêmico e social dos Surdos brasileiros e as políticas públicas de saúde e educação adotadas no país. As políticas públicas de educação defendem o uso da Língua Brasileira de Sinais ”“ LIBRAS, mas, na prática, não a valorizam como língua de instrução e pregam a inclusão da criança Surda. As políticas públicas de saúde, por sua vez, patologizam e medicalizam a Surdez, vinculando-a à deficiência. A incongruência entre as políticas para Surdos e seus respectivos programas parece obstaculizar sobremaneira a luta pelos direitos humanos das crianças Surdas. Apresentei, de forma sucinta, argumentos que explicassem as tais inconsistências presentes no documento da OMS.

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Publié-e

2015-08-03

Comment citer

Lamoglia, A. (2015). Surdez e Direitos Humanos ”“ o que diz o Relatório Mundial sobre deficiência da Organização Mundial da Saúde. Revista Perspectivas Do Desenvolvimento, 3(04). Consulté à l’adresse https://periodicos.unb.br/index.php/perspectivasdodesenvolvimento/article/view/14327