Ensinagens criativas em desenvolvimento: um relato de experiência
Resumen
O presente relato descreve a experiência de uma disciplina ofertada pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional da Universidade de Brasília. A disciplina tem como objetivo produzir, discutir, integrar, contextualizar e disponibilizar conhecimentos teórico-conceituais de maneira ativa, prazerosa e mediada pela arte. Temas como conceitos de saúde, segurança alimentar e nutricional, trabalho escravo na contemporaneidade, violências e interseccionalidades, saúde global e etnodesenvolvimento são abordados por intermédio de rodas de conversa e portfólios. Os alunos produziram ensaios com combinação de texto e imagem, histórias em quadrinhos (HQs), vídeo, site interativo, artigo midiático, roteiro de filme e feira de troca de saberes. Em conclusão, a experiência de semear ideias e mobilizar forças criativas para analisar as múltiplas dimensões dos graves problemas locais e globais possibilitou reflexões acerca da transcendência das certezas e adensamento ontológico das incertezas, bem como propostas de projetos de diálogos circulares com a sociedade civil.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao enviar um trabalho, o/a autor/a automaticamente abre mão de seus direitos autoriais patrimoniais sobre aquele em prol da Revista, que poderá publicá-lo em qualquer meio,
sendo que os direitos autorais dos trabalhos não publicados são devolvidos ao autor quando o trabalho não for selecionado pelo Conselho Editorial.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a decisão de publicação - mas nunca durante os processos editoriais -, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores mantêm os direitos autorais sobre as fotografias apresentadas em ensaios fotográficos, devendo seguir as indicações nos itens anteriores.