Ensinagens criativas em desenvolvimento: um relato de experiência

Autores

  • Leides Barroso de Azevedo Moura
  • Ana Beatriz Vasconcelos

Resumo

O presente relato descreve a experiência de uma disciplina ofertada pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional da Universidade de Brasília. A disciplina tem como objetivo produzir, discutir, integrar, contextualizar e disponibilizar conhecimentos teórico-conceituais de maneira ativa, prazerosa e mediada pela arte. Temas como conceitos de saúde, segurança alimentar e nutricional, trabalho escravo na contemporaneidade, violências e interseccionalidades, saúde global e etnodesenvolvimento são abordados por intermédio de rodas de conversa e portfólios. Os alunos produziram ensaios com combinação de texto e imagem, histórias em quadrinhos (HQs), vídeo, site interativo, artigo midiático, roteiro de filme e feira de troca de saberes. Em conclusão, a experiência de semear ideias e mobilizar forças criativas para analisar as múltiplas dimensões dos graves problemas locais e globais possibilitou reflexões acerca da transcendência das certezas e adensamento ontológico das incertezas, bem como propostas de projetos de diálogos circulares com a sociedade civil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-11-11

Como Citar

Moura, L. B. de A., & Vasconcelos, A. B. (2013). Ensinagens criativas em desenvolvimento: um relato de experiência. Revista Perspectivas Do Desenvolvimento, 1(1). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/perspectivasdodesenvolvimento/article/view/14374

Edição

Seção

Artigos