Formação de espectadores de teatro: possibilidades mediadoras em espaços culturais
Resumo
Este artigo apresenta reflexões sobre a possibilidade de formação de espectadores por meio da mediação cultural e artístico/teatral em espaços culturais, em prol da experiência estética do espectador escolar. Apresenta os rumos que direcionam a gestão do Programa Educativo “SESC Arte-educação: transformando plateias”, realizado no Teatro SESC Paulo Autran em Taguatinga-DF, à luz de autores como Jacques Rancière, Larrosa Bondia, Teixeira Coelho, Taís Ferreira, Flávio Desgranges e Maria Lúcia Pupo, que discutem acerca dos fenômenos complexos da estética e da recepção teatral. Apresenta noções sobre público, plateia, espectador e reflete sobre o acesso físico e linguístico de estudantes e professores ao Teatro, a fim de minimizar as lacunas entre a produção e a recepção teatral, bem como incentivar a frequentação e a fruição de espectadores escolares aos
espetáculos teatrais oferecidos pelo Teatro SESC Paulo Autran.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Participação adota a Licença Creative Commons de Atribuição (CC-BY 4.0) em todos os trabalhos publicados, de tal forma que são permitidos não só o acesso e download gratuitos, como também o compartilhamento, desde que sem fins lucrativos e reconhecida a autoria.
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. No entanto, a revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos(às) autores(as), quando necessário.