Kalungas em Cena ”“ Um percurso do corpo entre a tradição e a contemporaneidade

Autores

  • Jonas Sales

Resumo

Ter a percepção do corpo em diversos âmbitos sociais faz com que o entendimento de si mesmo e sobre os outros estabeleça caminhos para a formação de conceitos e procedimentos cotidianos. O trabalho desenvolvido com adolescentes remanescentes das comunidades Kalungas, na cidade de Cavalcante/GO é o foco desta exposição. Resultados estético-artísticos refletidos nos corpos, em estado de cena, permitem que a história da tradição se expresse de maneira dinâmica, abrindo possibilidades
para reflexões dos fazeres e dos saberes do corpo. Projeto que faz parte do Centro UnB Cerrado (localizado na Chapada dos Veadeiros-GO) ”“ Teatro e Expressões Artísticas na Chapada dos Veadeiros ”“ busca proporcionar àqueles jovens, oficinas de teatro com investigação na experiência da tradição em interseção com a cena contemporânea. Como uma das decorrências da primeira fase do projeto, os jovens partícipes propuseram leituras estéticas com resultado em um Cortejo Cênico que exprimia suas danças, músicas, contos, histórias contadas e vividas por um grupo que manifesta, por meio dessas linguagens, seus percursos de vida. Dessa forma, é possível vislumbrar e discutir sobre a performatividade dos corpos que trazem histórias da tradição e projetam-se em processos estéticos na atualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-08-25

Como Citar

SALES, J. Kalungas em Cena ”“ Um percurso do corpo entre a tradição e a contemporaneidade. Participação, [S. l.], n. 25, 2014. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/participacao/article/view/16946. Acesso em: 26 set. 2022.